quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Encontro de Integração - PIBID

por Neomil Macedo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu nesta terça-feira (30/8) o 1º Encontro de Integração dos Acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID 2011. As atividades se desenvolveram durante o dia, no Centro Integrar, auditório do PDE, no Campus Universitário de Uvaranas. A abertura oficial ocorreu no período da tarde, com a presença do reitor João Carlos Gomes, da pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, da coordenadora institucional do PIBID 2011, professora Maria Odete Vieira Tenreiro; coordenadora do PIBID 2009, professora Célia Finck Brandt; e a representante do Núcleo Regional de Educação, além do palestrante Vlademir Marim, coordenador adjunto do PIBID, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG).

Ao saudar os participantes do encontro, a pró-reitor Graciete Tozetto Góes trajetória de reconhecimento da importância das licenciaturas, no âmbito da UEPG. Ela lembrou que desde os primeiros passos da instituição as licenciaturas estiveram presentes, porém como apêndices dos bacharelados, no sistema que ficou conhecimento como “3+1”, no qual a formação pedagógica era complemento da formação técnica, esta com feita em três anos. “As licenciaturas não eram valorizadas” disse. Passando para um segundo momento, se referiu à aprovação da Lei das Diretrizes Básicas da Educação (LDB), quando se redefine o papel da formação de professores e a conseqüente valorização das licenciaturas.

Na UEPG, conforme Graciete Góes, esse processo se consolidou com a criação da Comissão Geral das Licenciaturas, em 2002, que posteriormente, em 2008, seria transformada em Comissão Permanente das Licenciaturas – Copelic, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com missão de contribuir para a melhoria da qualidade da formação nos cursos de Licenciaturas. Outra ação nesse sentido, ocorreu com desmembramento dos colegiados dos cursos de licenciaturas dos colegiados de bacharelado, ganhando identidade e competências próprias.

Em 2009, a UEPG participou pela primeira vez do edital PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com seis licenciaturas (Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia e Artes). Neste ano, a instituição aumentou sua participação com dez licenciaturas (Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês, Letras Português/Inglês e Química). Nesta nova incursão nas escolas públicas, os acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição vão desenvolver atividades nos colégios estaduais Júlio Teodorico, Linda Salamuni Bacila, José Gomes do Amaral, Eugênio Malanski, João Ricardo Von Borell Du Vernay, Nossa Senhora das Graças, Meneleu de Almeida Torres, Carlos Zelesny, Elias da Rocha, 31 de Março e General Osório. O projeto recebe 104 bolsas para os subprojetos que contam com 17 supervisores para as ações que envolveram 10.037 alunos da educação básica.

A coordenadora do PIBID 2011, professora Maria Odete destacou a integração entre a educação superior e a educação básica como ponto forte do PIBID, um programa que se constitui numa política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. Na coordenação do projeto, ela lançou uma pergunta aos acadêmicos da edição 2011. “Pelo que vocês querem ser lembrados?”, disse comentando que “a cada passo, a cada dificuldade, a cada conquista esta pergunta deve ser lembrada”. Para a professora, os alunos que tem essa experiência de uma formação voltada para a prática da sala de aula devem “fazer a diferença na vida das pessoas”.

O reitor João Carlos Gomes reforçou o discurso da pró-reitor de Graduação, lembrando que ao seu tempo de acadêmico e de tantas outras pessoas presentes, não existiam programas como o PIBID. “Não era comum o poder público se preocupar com a formação dos professores”, disse o reitor, observando que hoje existe um atenção maior nesse sentido, pela consciência da importância do papel do professor na formação de uma sociedade mais justa e da conquista da cidadania. Nesse aspecto, João Carlos Gomes salientou que a UEPG hoje se insere no cenário nacional, como uma instituição de qualidade, colocada entre a elite do ensino superior nacional, formada por apenas 7% das instituições públicas com conceito ‘4’ e ‘5’ no sistema de avaliação do Ministério da Educação. Condição esta que permite à instituição se candidatar a editais, como o do PIBID, e de bolsas de iniciação científica e mobilidade internacional.


Após as abertura oficial do encontro, o professor Vlademir Marin fez uma exposição sobre o tema “Os desafios da formação de professores no âmbito escolar”. No período da manhã, o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, de Educação Física, comandou atividades de integração dos acadêmicos do PIBID.

sábado, 27 de agosto de 2011

Paz Sem Voz é Medo


Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), por meio de seus veículos Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Gazeta Maringá, RPC TV, ÓTV, Mundo Livre FM e 98FM, além do Instituto GRPCOM, lança uma campanha de mobilização e de conscientização da sociedade paranaense para temas relevantes que fazem parte do dia a dia da população. Depois da campanha “Trânsito. Respeito ou Morte você escolhe o caminho” (2009) e Voto Consciente (2010), neste ano o tema é segurança pública e o slogan é “Paz sem voz é medo”.

“Já vínhamos acompanhando o aumento da violência. Nosso papel como veículo de comunicação é alertar a comunidade, estimular que as pessoas se organizem em Conselhos de Segurança e incentivar o trabalho conjunto entre sociedade e Governo para revertermos esse cenário”, destaca Carlyle Ávila, diretor de Produção e Programação da RPC TV.

A campanha já está nas ruas do Paraná. Além de anúncios, filmes, spots e peças de internet, a iniciativa conta com forte presença nas redes sociais, nas escolas da rede de ensino publico, e com a realização de blitze em eventos em todas as regiões do Estado. As rádios têm papel fundamental para a disseminação das informações e mobilização da sociedade. “O posicionamento das rádios nas campanhas do GRPCOM é sempre forte, pois sabemos que, em especial, na 98FM falamos diretamente com o público mais atingido e que será o mais beneficiado pelos resultados que esperamos”, conta Murilo Bonucci, coordenador de Marketing da Unidade Rádios.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quinta Reunião

A quinta reunião dos Pibidenglishers foi realizada dia 19 de agosto na UEPG. Com exceção de três bolsistas, todos estavam presentes.
Foram combinados os dias e horários para as próximas reuniões e repassados avisos sobre as atividades do projeto e sobre eventos que ocorreriam na UEPG nos próximos dias.
Combinamos as leituras para a próxima semana, realizamos uma atividade de Speaking. Recebemos sugestões de dicionários e um dos bolsistas fez a apresentação de trabalho baseado no estudo de Delors (1998).
A Prof. Thaisa comentou sobre as observações, como deveríamos proceder, o que deveríamos fazer e como nos organizar no decorrer da semana.
Também nesta reunião estudamos o texto “Preparando-se para observar aulas”.

Teaching English - A series of classic ELT texts from the British Council

As part of the British Council’s 75th anniversary celebrations, a number of publications are being re-launched online, previously only available in print. The British Council was established in 1934, and one of our main aims has always been to promote the wider knowledge of the English language. Over the last 75 years, we have issued many important publications that have set the agenda for ELT professionals, often in partnership with other organisations and institutions. As part of its 75th anniversary celebrations, we are re-launching a selection of those publications online. Many of the messages and ideas are just as relevant today as they were when first published. We believe they are also useful historical sources through which colleagues can see how our profession has developed over the years.

Click the link below to download the texts:

Texts from the British Council

sábado, 20 de agosto de 2011

Projeto de Lei 267/11

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. Indisciplina. De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quarta Reunião

A quarta reunião foi realizada no Colégio Estadual Júlio Teodorico no dia 12 de Agosto. As professoras supervisoras bem como todos os bolsistas estiveram presentes.

Decidimos o nome para nosso grupo (PIBIDENGLISHERS). Os bolsistas foram informados sobre o encontro de integração que envolverá entre outras atividades uma gincana no dia 30 de agosto.

Foram indicados livros e atividades para o aprimoramento linguístico e comunicativo dos acadêmicos bolsistas.

Fizemos um tour pelo colégio para conhecermos a estruturas, as instalações e a equipe pedagógica da escola. De todos os ambientes da escola, o que mais chamou a atenção dos bolsistas foi a sala para atendimento dos alunos com necessidades especiais.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fotos: 2° e 3° Reunião dia 29/07 - 05/08 (2011)

Foto do grupo Pibidenglishers em frente à UEPG, dia 05 de Agosto, após 3° reunião e fotos da 2° Reunião, dia 29 de Julho.


Pibidenglishers









 Fotos por Phellip William.

Terceira Reunião

Nossa terceira reunião aconteceu no dia 5 de agosto, no campus central da UEPG. Participaram desta reunião apenas os acadêmicos bolsistas do subprojeto PIBID – Inglês.

Nesta reunião tentamos criar o nome da equipe. Várias opiniões e sugestões foram dadas até chegarmos a dois nomes. A votação será na próxima reunião.

Foram organizadas apresentações para os próximos encontros sobre temas ligados ao ensino/aprendizagem de língua inglesa.

Os bolsistas fizeram um simulado do PET TEST (Preliminary English Test) para que a coordenadora e os bolsistas conhecessem um pouco mais sobre o nível de proficiência linguística dos alunos.

Language and Development : Africa and Beyond

This publication constitutes the edited proceedings of the 7th International Language and Development Conference, held in Addis Ababa, in October 2005. The conference was hosted jointly by the Ministry of Education of the Federal Democratic Republic of Ethiopia and by the British Council Ethiopia.
In total 31 papers were presented during the conference; 26 of these were later written up and submitted for possible inclusion in this volume. From this number, fourteen have been selected to provide a representative cross-section of the issues which were explored during the conference and have been organised around three key strands:

  • Multilingualism and questioning the role of English
  • Language in critical and post-conflict contexts
  • Language and development projects and their design

Full Download Language and Development : Africa and Beyond  


Further information on The Language & Development Conference series and downloadable publications can be found at:   http://langdevconferences.org/

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Segunda Reunião

A segunda reunião do projeto ocorreu no dia 29 de julho. Todos os bolsistas estavam presentes, além das professoras supervisoras Silvana Dück e Mara Lúcia Serpa. 
Nessa reunião os bolsistas conheceram as professoras supervisoras e organizaram o acompanhamento das turmas no Colégio Estadual Júlio Teodorico.  Foram divulgados alguns dos projetos e eventos realizados na UEPG  relacionados ao projeto. 
Os bolsistas comentaram sobre as leituras que fizeram nas férias e foi organizada a apresentação de alguns dos bolsistas para a reunião seguinte. 
Foi selecionado o texto "Docência como Atividade Profissional" para a discussão do  dia 05 de agosto. 
No final da reunião a bolsista Michelle apresentou o pôster da sua apresentação no 9º CONEX e comentou sobre sua experiência no projeto de extensão O MUNDO LÁ FORA: OFICINAS DE SENSIBIOLIZAÇÃO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESTRANGEIRAS.
As professoras supervisoras confirmaram a realização da reunião do dia 12 de agosto no Colégio Júlio Teodorico para que os bolsistas pudessem conhecer a escola e toda a equipe pedagógica.

Primeira Reunião




A primeira reunião do projeto PBID Inglês 2011 aconteceu no dia 01 de julho na Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Nessa reunião os bolsistas tiveram a oportunidade de conhecer os colegas com os quais irão trabalhar e comentar sobre suas expectativas e interesses em participar do projeto. 


 O Plano de Trabalho PIBID bem como seus objetivos e regras foram discutidos. Todos os bolsistas receberam uma cópia do Plano de Trabalho. 


Após a reunião foram compartilhados via e-mail documentos relacionados ao projeto e sites para leitura de material de interesse para  futuros professores de inglês. Dentre esses sites podemos citar: Disal, Braz-Tesol e Apliepar. 


Ainda nesta reunião foram organizadas as leituras para o recesso do mês de julho.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Colégio Estadual Júlio Teodorico

O Projeto PIBID Inglês desenvolve atividades com as professoras Silvana Dück e  Mara Lúcia Serpa no Colégio Estadual Júlio Teodorico. 

Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico - Ensino Fundamental, Médio e Profissional

Identificação
Localização
Histórico
Fotos do Colégio

Mais informações:




Plano de Trabalho e Objetivos do Programa:



Plano de Trabalho:
 
O Projeto de Iniciação à Docência será desenvolvido em uma escola estadual sob a supervisão de uma professora de inglês.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa de forma colaborativa.
A justificativa para elaborar esta proposta está fundamentada no documento das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna do Paraná (2008) (DCE-PR) e também na literatura especializada sobre formação de professores. A literatura recente sobre formação do professor de línguas estrangeiras salienta a necessidade de um processo contínuo sempre ligado à prática em sala de aula (Smyth,1987; Celani e Collins, 2003). Além disso, a formação/educação do professor deve priorizar e basear-se no diálogo, como salienta Freire (1970), onde a reflexão e ação passam são as bases do processo de formação, permitindo aos professores serem agentes de transformação da realidade. Autores como Cox & Assis-Peterson (2002) argumentam que enquanto alguns professores habilitados em língua inglesa “são” professores existem outros “estão” professores.
Observando a prática de professores podemos ainda perceber aqueles que mesmo habilitados/qualificados, conhecem pouco ou quase nada sobre as abordagens de ensinar/aprender uma língua estrangeira. Para as autoras, os professores não estão familiarizados com as teorias linguísticas que dão suporte para o ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira (doravante LE). Nestes casos, a prática docente observadas nas aulas são embasadas nas experiências de aprendizagem anteriores em cursos de línguas, ou de escolas públicas estaduais/municipais ou pelo contato direto com falantes “nativos”.
Nessa mesma linha, Magalhães (2002); Liberalli (2002) e Papa (2005) abordam fatores importantes para a formação de professores, a partir dos princípios da reflexão crítica. Para as autoras é importante que os professores tenham a preocupação de transformar o contexto no qual atuam. Por outro lado, as reflexões de Gimenez (2002) e Vieira-Abrahão (2002) embora concentradas em questões reflexivas, priorizam a prática pedagógica, centrada no processo de ensino de línguas, com o objetivo de resolver os problemas do cotidiano de sala de aula de LE. A formação seguindo os moldes do trabalho colaborativo é uma oportunidade para professores e futuros professores de LE aprenderem e se desenvolverem juntos. Ao trabalhar em colaboração, o professor se abre a novas perspectivas e idéias do como, por quê e o quê ensinar. Em colaboração os professores e futuros professores explicitam suas concepções de língua, linguagem e sujeito, concepções primordiais para o planejamento da prática docente. O conhecimento adquirido e construído é compartilhado e o desenvolvimento profissional é buscado de forma constante por meio das interações entre seus pares e futuros professores. Segundo Nunan (1992), o trabalho colaborativo pode promover formas alternativas de organização tanto do estudo quanto do aprendizado, criando-se assim, uma atmosfera de cooperação. Dessa forma, essa forma de trabalho pode possibilitar que alunos, professores e pesquisadores aprendam uns com os outros. O autor afirma que a aprendizagem colaborativa permite que os futuros professores em formação inicial tenham a oportunidade de vivenciar a experiência de várias pessoas trabalhando juntas com um objetivo de aprendizagem em comum.
Uma forma de trabalho colaborativo entre professores é o team teaching, ao adotarmos o team teaching como uma das formas de associação nesse projeto, ou seja, não existe um líder designado a priori.
A liderança é o resultado da interação entre os membros do grupo. O poder de decisão é, então compartilhado de forma igualitária entre os membros (Bailey, Dale e Squire, 1992, p. 163).
Segundo Bailey, Dale e Squire (1992), a colaboração pode ocorrer antes, durante e depois da aula, sendo que durante as aulas no modelo de team teaching. teaching. A colaboração pode ser planejada ou não. Em outras palavras, a interação pode ser planejada durante a aula ou um membro do grupo pode vir a interagir quando sentir necessidade na atividade do colega. Outro item a ser salientado é que o trabalho colaborativo estimula a observação e reflexão da própria prática do professor, favorecendo o avanço do desenvolvimento profissional.


 

Objetivos:
 
A) Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
B) Contribuir para a valorização do magistério;
C) Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
D) Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação,proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
E) Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.