quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Décima Segunda Reunião

A 12ª reunião do PIBID Inglês ocorreu no dia 21 de outubro de 2011. Nesta reunião foram reorganizadas as atividades propostas por alguns bolsistas, que seriam aplicadas durante a próxima semana para suas respectivas turma. Todos foram lembrados da importância de se dedicar ao projeto e as observações de aula e os futuros resultados desse trabalho. Realizamos atividades sobre alguns aspectos gramaticais da Língua Inglesa (“palavras que não sozinhas”) para revisão e ensino.

Texto: Felipe Teodoro

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PIBID participa de mostra cultural do Colégio General Osório


Professores e acadêmicos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveram ações de integração, no Colégio Estadual General Osório, nesta segunda e terça-feira (31/10 e 1º/11). A atividade fez parte da Mostra Cultural do colégio de ensino fundamental e médio que reúne mais de 1,6 mil alunos na região de Uvaranas.

Segundo a coordenadora institucional do PIBID, professora Maria Odete Vieira Tenreiro, a ação ocorreu por solicitação do colégio, em contato com professores coordenadores de subprojetos do PIBID desenvolvidos no General Osório. “Trata-se de mais uma oportunidade de integrar os acadêmicos participantes do programa”, afirma Maria Odete, comentando que, além dos subprojetos do PIBID 2011, a atividade envolveu acadêmicos do PIBID 2009 acadêmicos de extensão e estagiários da licenciatura em Ciências Biológicas.


As oficinas ministradas pelos acadêmicos do PIBID abordaram assuntos como sexualidade, cinema, música, história em quadrinhos, cavernas e outras culturas, sempre contextualizando fatos e estabelecendo ligações com a realidade dos alunos. Para o diretor do colégio, professor Nilton Roberson Delega, a escola necessitava de atividades deste gênero, motivadoras, que estimulam os alunos à participação. “Em contrapartida, os acadêmicos têm a oportunidade de presenciar a realidade vão enfrentar após deixar a universidade”.

A coordenadora institucional do PIBID revela que a experiência no Colégio General Osório foi bastante reveladora, demonstrando o entusiasmo dos acadêmicos nas oficinas e na integração com os coordenadores, professores e alunos da escola. “Surgiu inclusive a ideia de criarmos oficinas no âmbito do programa, para integrar os alunos dos subprojetos”, diz a professora, explicando que a maior parte das vezes, o aluno de um subprojeto não tem contato ou não conhece as ações dos demais subprojetos do programa.

Texto Fonte http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1722


Em nosso subprojeto PIBID, já havia sido selecionado 4 bolsistas para participarem dos dois dias de oficinas, sendo eles Maycon Don, Felipe Teodoro, Phellip Willian e Bruno Regis. Que abordaram o assunto sobre música, trabalhando com a história do Rock e sua influência na sociedade. Os dois dias foram extremamente proveitosos, desenvolvemos várias atividades, e conseguíamos ver que o entusiasmo não era só nosso, Pibidianos, mais também dos aluno, o que nos ajudou a se sentir mais confiante, e consequentemente ajudou a fluir nosso trabalho.

Fotos: Thaisa Andrade
Texto: Maycon Don