terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Site de Entreterimento

O 'I Raff I Ruse' é um site de humor com piadas para todos os gostos. O que difere ele dos que estamos acostumados a seguir, é por ser totalmente em inglês. E com isso, além de se divertir, aproveitamos para praticar nosso inglês.
Esse link é uma sugestão do pibidiano Phellip

domingo, 22 de janeiro de 2012

Educadora japonesa visita Secretaria da Educação

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) receberam nesta terça-feira (17) a professora Tomoko Miyamoto, coordenadora do Setor de Políticas Educacionais do município de Toyohashi, Japão. A professora visita os departamentos para conhecer as políticas e os programas educacionais desenvolvidos na rede pública de ensino do Paraná.

Segundo Tomoko, que trabalha em uma escola primária onde estudam 130 brasileiros, é importante verificar a realidade de outros países para conhecer o que está sendo realizado nesses locais. Para ela o ideal é que os alunos permaneçam mais tempo envolvidos com atividades escolares. “Deveria haver mais atividades no contraturno, como prática de esportes, teatro, música. Isso ajuda no desenvolvimento do estudante”, afirmou.

A educadora, que permanece até o final de janeiro visitando a Secretaria, acredita que o Paraná está no caminho certo ao propor políticas de ensino integral. Ontem, dia 18, ela visitou a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec).

CONTRATURNO – No ano passado, 318 mil alunos da rede estadual foram atendidos nas atividades complementares em contraturno escolar. Para 2012, uma parceria entre o governo do Estado e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) permitirá oferecer cursos profissionalizantes para 300 mil alunos do ensino fundamental e médio da rede pública, realizados durante o contraturno. Além de ampliar o ensino integral, a partir deste ano a SEED vai manter um sistema de acompanhamento dessas atividades.

Esta notícia foi publicada em 18/01/2012 no site http://www.educacao.pr.gov.br . Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

English Teaching Professional magazine


Each issue is packed with a wide range of feature articles covering practical techniques for teaching, written by leading authors, experts and professionals. In each issue, we also provide reviews of the latest books and products, competitions, practical tips, and advice on personal and professional development.

Aula: As mídias no ensino de língua inglesa

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino MédioLíngua EstrangeiraCompetência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar criticamente narrativas fílmicas, realizar auto-estudo dos conteúdos de língua inglesa de forma crítica e mais criativa, aprender através das mídias e multimídias os conteúdos de língua inglesa.

Duração das atividades
As atividades podem ser adequadas de acordo com o quantitativo de conteúdos a serem inseridos na utilização das velhas e novas tecnologias da informação e comunicação. Pode-se elaborar apenas para uma única aula de 50 minutos ou ainda para todo um bimestre, ocorrendo de acordo com a criatividade e envolvimento dos alunos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vocabulário e leitura acerca dos temas propostos pelo professor;

Estratégias e recursos da aula
A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interajam os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as velhas e as novas tecnologias de informação e comunicação. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa Pay it forward (corrente do bem) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, violência, racismo, valorização humana, voluntariado e cidadania. Inicialmente, pode-se fazer uma análise crítica com os alunos, pedindo que anotem todas as palavras ou frases que estejam relacionadas com a valorização humana. Em grupo ou individualmente, deverão criar frases ou redações que tenham relação com a narrativa, pode-se utilizar a frase feita pelo personagem do filme, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey): o que você espera do mundo? Os alunos poderão realizar essas compositions (redações) ou as frases no acessório de desenho, criando uma corrente em que deva aparecer palavras relacionadas ao tema proposto. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa fílmica. O professor também, poderá elaborar atividades interdisciplinares, anexando nos murais da escola, ações ou novas atitudes (em inglês e em português) que venham possibilitar a realização de uma corrente do bem. Ao envolver outras disciplinas, cria-se a possibilidade de realizar uma ação voluntária na escola, incitando assim, o espírito de cidadania no grupo envolvido. Com o computador , máquina digital e o acesso a internet, os alunos podem elaborar slides, com fotos (retiradas por eles ou da internet) de mensagens elaboradas pelo grupo para ser apresentadas em forma de seminário ao restante da equipe envolvida. Além dessa atividade, pode-se também pedir que busquem através do www.youtube.com.br vídeos ou ainda músicas relacionadas ao tema proposto.

Enfim, o professor tem a possibilidade de criar inúmeras atividades, através das velhas e novas tecnologias, que despertem o interesse pela língua inglesa e pelo estado crítico e cidadão de seus alunos.


Recursos Complementares
Televisão; Aparelho de dvd; Filme Pay it forward (corrente do bem); computador; aplicativos e acessório paint; acesso a internet (ou recortes de revistas ou jornais) caso não tenha acesso a internet;

Avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua, avaliando o envolvimento e a produção individual ou em grupo;

Portal do Professor


O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

Um site muito útil para ajudar a preparar nossas aulas, entrando em contato diretamente com professores do Brasil inteiro, trocando experiências, um ajudando o outro.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica para 2012 terá mudanças

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) organiza uma semana pedagógica diferenciada para 2012. Serão destinados quatro dias no primeiro semestre (02,03,06 e 07 de fevereiro) e outros dois para o início do segundo semestre (19 e 20 de julho). Além de temáticas selecionadas para discussão e sugestões de bibliografia, haverá o lançamento de projeto cultural em comemoração ao centenário da escritora paranaense Helena Kolody, mesa-redonda, chat para debate e o lançamento do programa Pais Presentes na Escola.

A semana pedagógica é um momento de reflexão e aprendizagem. “As escolas, além de planejarem as atividades para o ano letivo, receberão materiais que abordam temáticas como diversidade, inclusão, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos, avaliação escolar, educação integral e atividades complementares”, explicou Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) da secretaria.

Existe também a proposta para que a escola realize uma reunião com a comunidade escolar. “Nessa ocasião deverá ser lançado o programa que pretende maximizar a participação dos pais de alunos na escola”, afirmou a diretora.

Já para o segundo semestre, as escolas organizarão suas próprias oficinas, dentro dos interesses e necessidades de cada unidade. Todo encaminhamento sobre o projeto será repassado nessa primeira etapa da semana pedagógica. “Os profissionais poderão trocar experiências, desenvolver a investigação e formulação de opiniões em cima de conteúdos mais próximos a sua realidade”, disse a diretora.
Foto: Giuliano Gomes/SEED

A SEED também organiza programação e encaminhamentos próprios para as escolas especiais conveniadas e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), bem como para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) e para as escolas rurais.

Tech Tools for Teachers: Podcasting

Nik Peachey looks at podcasting and how it can be used to help students develop their listening and speaking skills both inside and outside the classroom. Nik provides a comprehensive overview article on podcasting, a downloadable lesson plan, a video screencast tutorial and a printable how-to guide.


Using web-based audio for speaking and listening skills

Although the term podcasting may be new to you, and the idea of using a computer to create digital audio for speaking and listening tasks for students may seem difficult, in fact it’s very easy – you can create podcasts in just a few minutes using a range of free websites and software. There are a huge number of podcasts freely available on the web that your students can listen to, but the focus of this article is on student- and teacher-created materials and activities.
By Nik Peachey

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?


O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.

Leia mais sobre o premio, o seu regulamento, e sobre o período de inscrições no site oficial: http://peei.mec.gov.br/

sábado, 7 de janeiro de 2012

Anniversaries do mês


Em inglês, é comum datas de nascimento e morte serem chamadas de "anniversaries". Por isso traremos a você, mês a mês, anniversaries de nomes importantes para a língua inglesa, especialmente poetas e escritores.

Em janeiro, comemoramos o nascimento de Lewis Carroll, nascido em 27 de janeiro de 1832 e autor de "Alice no País das Maravilhas". Além desse nascimento, temos o de Edgar Allan Poe, poeta e escritor de contos de mistério, autor do clássico "O Corvo" (The Raven).


Além disso, lembramos também o passamento do romancista irlandês James Joyce e do escritor inglês, autor de várias obras da literatura infanto-juvenil, Rudyard Kipling.





Fonte: http://www.ingles.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=469

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



Acadêmicos e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram nesta sexta-feira (16), no pavilhão didático de Educação Física, no Campus de Uvaranas, do encerramento e avaliação das atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2011. O Programa envolve 133 pessoas, entre acadêmicos das licenciaturas, coordenadores, supervisores, e 2.680 alunos da rede pública estadual de ensino.

Através de atividades recreativas, os alunos discutiram questões como a importância do PIBID na sua vida acadêmica, pontos positivos e negativos, ações necessárias para melhorar e contribuição para o programa.
A pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, coordenadora de gestão do programa, explica que “este é o momento de reflexão sobre as ações do PIBID neste semestre, de socialização das experiências dos diferentes subprojetos”. Maria Odete Vieira Tenreiro, coordenadora institucional do programa observa que “nesses primeiros seis meses de trabalho, é importante avaliar as falas dos grupos que irão nos ajudar a redimensionar nosso trabalho”.
Carla Silvia Pimentel, coordenadora do subprojeto em Geografia, considera esse momento importando pela oportunidade de avaliação da vivência dos alunos no PIBID. “As atividades possibilitam que eles expressem as experiências e o aprendizado que tiveram neste semestre de trabalho”.

O Programa tem a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Em 2009,a UEPG participou pela primeira vez do edital PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com seis licenciaturas. Nas ações desenvolvidas os licenciados conheceram o funcionamento, as condições e metodologias de ensino utilizadas nas escolas, a organização da escola e o trabalho do professor através de visitas exploratórias às dependências e setores da escola, aplicações de questionários e entrevistas com funcionários e diretores, participações em reuniões da escola (pais e mestres, pedagógicas).

Em 2011, dez licenciaturas integram o programa: Licenciatura em Letras-Espanhol, Francês, Inglês, Educação Física, Artes Visuais, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física. As atividades são desenvolvidas nos colégio estaduais Professor Júlio Teodorico; Professora Linda Salamuni Bacila, Professor José Gomes do Amaral, Professor Eugênio Malanski, Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, Nossa Senhora da Glória, Professor Meneleu de Almeida Torres, Padre Carlos Zelesny, José Elias da Rocha e General Osório.

Os subprojetos do PIBID envolve os professores Maria Odete Vieira Tenreiro (Departamento de Educação) coordenadora institucional; Graciete Tozetto Góes (Prograd) coordenadora de gestão; Carla Silvia Pimentel (Departamento de Métodos) projeto em Geografia; Jeremias Borges (Departamento Física) projeto em Física; José Maria Maciel (Departamento de Química) projeto em Química; Lígia Paula Couto (Departamento de Métodos e Técnicas)projeto em Espanhol; Marcela Teixeira Godoy (Departamento de Métodos e Técnicas) projeto em licenciatura em Ciências Biológicas; Miguel Arcanjo de Freitas (departamento de Educação Física) projeto em Educação Física; Nelson Silva Jr.(Departamento de Artes) projeto em Artes Visuais; Silvana Moura Batista de Carvalho (Departamento de Métodos) projeto em História; Thaísa Andrade Jamoussi (Departamento de Métodos) projeto em Letras.

por Mari Cleia Aparecida de Andrade