domingo, 29 de julho de 2012

ENDIPE

July! Holidays? Vacation? Cold weather? Readings? Academic events? 

Yes, July was a month full of activities to all of us involved with PIBID English UEPG. 
From 23rd to 26th July, I participated at the XVI ENDIPE at the Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, São Paulo. http://www.endipe2012.com.br/ 
Teachers, undergraduate students and researchers from all over the country could listen, talk and share experiences and practices developed in public schools. 
There were lectures, round tables, poster presentations and other forms of academic presentations about public policies and their impact on teaching and learning, initial and in-service teacher education and much more. 
It was a great opportunity to escape from the cold weather .. and an opportunity to share what we have been doing in our project. 
During my poster presentation with the following title FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE O PIBID I had the opportunity to talk to teachers from Rio Grande do Sul and Mato Grosso. 
There were also book stands and cultural presentations which also contributed to my continuing education. In August there is another event in our agenda, the I Seminário Estadual PIBID do Paraná. I hope to see you all there! 


Thaisa de Andrade Jamoussi 
Coordenadora do PIBID Inglês UEPG
SEMANA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO JÚLIO TEODORICO PALESTRAS DO DIA 20/07/2012
  A Irmã Olmira, doutoranda da Universidade Católica de Brasília, falou sobre a “Importância do Trabalho dos Professores e Funcionários da Educação na Sociedade Atual”. Foi uma palestra instrutiva e a cada palavra que dizia mostrava o quão necessário é o trabalho colaborativo e a comunidade educativa. Irmã Olmira comentou que é tempo de expectativas, rico em significações e um momento de possibilidades. Disse ainda qual é o desafio do professor - é desenvolver um programa educacional que satisfaça a sociedade. Uma das citações feitas pela Irmã Olmira foi a seguinte: “Uma palavra sem significado é um som vazio” (Vigotsky). Para comentar a importância do professor passou o significado de quatro palavras ENSINAR (deixar uma marca, criar o caráter da pessoa a medida que a educa), FORMAR (ensinar a contemplar, vou me dar a conhecer e conhecer o meu colega), INSTRUIR (lançar sementes) e EDUCAR (conduzir o aluno, abrir caminhos, ajudá-lo). Antes de encerrar a palestra a Irmã pediu aos participantes para falar sobre o que desejamos para esse novo semestre, o que faremos diferente do semestre passado ou o que faremos novamente, o que deu certo e queremos continuar fazendo. Para concluir leu a Carta de Abraham Lincoln ao Professor de seu Filho(http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/carta-de-abrahan-lincoln-ao-professor-do-seu-filho-04028D1C3860C0B91326) encerrando com essa carta a palestra.

 CINEMA NA ESCOLA: a segunda palestra foi de Bruno Sussiatto, que faz parte do Projeto Cinemas e Temas da UEPG. Ao longo da palestra, Bruno mostrou um pouco da história do cinema, como ele foi evoluindo, deixando bem claro que o cinema não tem compromisso com a realidade e que o cinema e a literatura não são a mesma coisa. O palestrante reforçou que não devemos usar filmes apenas quando não se tem mais nenhum conteúdo para trabalharmos. Ao contrário, devemos trabalhar com filmes ligados aos conteúdos das disciplina deixando bem claro três pontos: a) se vamos trabalhar a obra na íntegra ou alguns trechos; b) relacionar o filme com o conteúdo da disciplina; c) e destacar no filme os principais elementos (antes, durante e depois).

sábado, 14 de julho de 2012

Lessons from the first semester of 2012

              E mais um semestre is over!

             Não poderia começar esta postagem sem mencionar o encontro com os Indianos e todas as impressões positivas que nos causaram. Muita produção, novidade e experiência! Novidade também entre os PIBIDENGLISHERS, que receberam com muito carinho a bolsista Mônica.
          Discutimos, trocamos ideias, concordamos e discordamos, mas sobretudo, aprendemos. Todos aprenderam durante as atividades em sala de aula principalmente, que é preciso planejar, estar preparado. A oficina “Games around the world” nos proporcionou um embasamento teórico e prático, mas mais que isso, uma lição de que precisamos saber escutar, conversar e respeitar para que isso se torne recíproco.
        Marcamos presença no III Congresso do Abrapui, em Florianópolis, com o trabalho da Coordenadora Thaísa, que nos apresentou alguns dos materiais que trouxe do evento, instigando em todos a vontade de participar dos próximos.
                Aprimoramos o conhecimento teórico com diversas apresentações feitas durante as reuniões pela maioria dos PIBIDENGLISHERS: “On Camera: Why I love talking  to teachers”, texto apresentado pelo bolsista Luciano, conduzindo uma conversa muito interessante com a Professora Supervisora Mara Lúcia, que relatou experiências com a licenciatura; parte de um artigo da Science, “Lecionar melhora a qualidade da pesquisa”, mostrando o benefício da articulação entre ensino e pesquisa tanto para a esta quanto para as salas de aula, pela bolsista Michele; a síndrome do esgotamento profissional, “Burnout”, manifestada especialmente em pessoas que mantém envolvimento interpessoal, e “Team Teaching”, apresentado pela bolsista Thaísa; expressões idiomáticas com “animals”, pelo bolsista Felipe, que também apresentou o texto Developing Dynamic Units for EFL, com o bolsista Maycon;  “HQ Daytripper” pelo bolsista Phellip; “Relato da elaboração de uma sequência didática: o debate público” por Eliandre e Suellen; “Teacher Shadowing” de Mike Shapcott, por Mônica; “Sequência didática para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento” de Joaquim Polz, Michele Noverraz e Bernard Shneuwly, por Bruna e Loriane.
         Conhecemos também a Profª Emanuelle, inscrita no programa Fullbright Scholarship, que em breve estará trabalhando e estudando no exterior. Incentivo para todos!
            E entre os inúmeros trabalhos, os PIBIDENGLISHERS confraternizaram-se em festas como o baby shower para o bolsista Luciano - Helena’s daddy!, e aniversários das Profªs Thaísa e Lúcia. 
        Para o próximo semestre, os PIBIDENGLISHERS se preparam para eventos como ENDIPE, CIEPG, SELLF etc, apresentação de sequências didáticas e leituras.
             That’s all folks!
             Enjoy the winter break!!