segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Resumo reuniões e informações de agosto e setembro


Nos meses de agosto e setembro o subprojeto PIBID Inglês realizou mais de cinco encontros que ocorreram sempre nas sextas-feiras na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nos quais foram realizados várias atividades, trabalhos e discussões sobre ensino/aprendizagem de Língua estrangeira assim como outros assuntos relacionados com o programa PIBID.

domingo, 21 de outubro de 2012

Situação escolar - Entrega de Boletins

No dia onze de outubro pela manhã, tive a oportunidade de participar da entrega de boletins da Colégio Estadual Júlio Teodorico, juntamente com as professoras supervisoras Mara e Silvana.

 A experiência foi fantástica, pois agora além de conhecer os alunos, pude conhecer os responsáveis por eles. Mesmo sendo uma manhã chuvosa e muita fria, os responsáveis não deixaram de comparecer a escola para conversar com os professores e saberem sobre o desenvolvimento e o comportamento de seu filho(a). Alguns pais realmente acreditam que a culpa pode ser dos professores pelas notas abaixo da média, porém felizmente ainda existem pais preocupados e conscientes sobre o comportamento de seus filhos. Procuram entender o que aconteceu e são contra a aprovação de seu filho por conselho de classe. Alegam que seu filho (a) – deve se responsabilizar pela falta de empenho nos estudos durante o ano todo repetindo a série. 

Outro fato curioso que pude perceber, que muitos pais optaram por levar seus filhos junto, e argumentaram que os alunos não gostariam de ir, porém os pais acreditam na importância deles escutarem o que os professores tem a dizer sobre seu comportamento na escola.

 Também é importante que os professores estejam organizados e tenham consigo durante a entrega de boletins, todas as provas, trabalhos e seus livros de chamada, pois é natural que os pais desejem entender e visualizar os trabalhos que resultaram na nota de seu filho.
Texto: Eliandre Boaventura

Aulas com atividades de Listening

No mês de setembro, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês tiveram a oportunidade de preparar e dar uma aula de 'listening' no Colégio Júlio Teodorico.

Para a preparação e elaboração de cada plano de aula, nós bolsistas fizemos várias pesquisas, e realizamos algumas discussões em nossas reuniões para termos um embasamento teórico, e estarmos preparados para ministrar nossas aulas. Como nosso grupo faz observações em diferentes séries, cada bolsista preparou sua aula de acordo com o nível dos seus alunos.

Após todo o processo de elaboração, nós bolsistas fomos à sala de aula colocar em prática o que havíamos preparado. Vale lembrar que dois dos bolsistas nunca haviam tido experiência frente à sala de aula, e estavam entrando pela primeira vez em suas salas como professores.

Cada bolsista entrou em sala de aula preparado para dar sua aula. Cada um enfrentou suas dificuldades, alguns mais do que outros, e ficou evidente que todo preparo é pouco. Mesmo com toda a preparação da aula, o professor tem que levar em conta problemas que podem ocorrer, uma dessas dificuldades foi com o aparelho de som da escola, que parou de funcionar. Por isso a importância de sempre ter um 'Plano B', pois ele pode nos salvar de situações 'inesperadas'.

Apesar das dificuldades, a maioria dos bolsistas conseguiram dar suas aulas de acordo com o que haviam planejado. Trabalhar com Listening é algo que se torna muito prazeroso, pois os alunos se interessam mais, e tornam a interação na sala de aula muito mais fácil, natural, deixando de ser algo forçado pelo professor. 

Para concluir, tenho certeza que todos pudemos retirar grande experiência disso tudo, nos deixando cada vez mais convictos de que é essa profissão a qual queremos exercer. A cada experiência vivida em sala de aula nos mostra que estamos no caminho certo, que somos capazes disso e muito mais.

Texto: Maycon Don

domingo, 14 de outubro de 2012

Apresentação de Pôster ~ Fórum das Licenciaturas

No dia 3 de outubro, o PIBID INGLÊS participou da apresentação de pôsteres no Fórum das Licenciaturas, um evento promovido pela UEPG, que reúne as diferentes licenciaturas oferecidas pela universidade.

Os acadêmicos Guilherme Luz e Mônica Stasievski apresentaram o pôster que tinha como título :“PIBID INGLÊS: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E CRIATIVOS. O pôster foi feito pelos bolsistas em parceria com a professora coordenadora do projeto Thaisa de Andrade Jamoussi. O principal objetivo da apresentação foi relatar a experiência de como é entrar em um projeto que já estava em andamento há 1 ano e também da primeira aula realizada na escola, com o tema: Listening.

Foi também a primeira experiência que tivemos como apresentadores, a qual foi muito significativa para nosso aprendizado, pois fomos avaliados e questionados a respeito do nosso trabalho.
Texto: Mônica Stasievski

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ENCONTRO COM PROFESSOR SAMUEL

Hoje, dia 05 de outubro, em nossa reunião semanal, tivemos a visita do professor Samuel Neumann Ribas que leciona Língua Inglesa no Colégio Estadual Eugênio Malanski. Sua presença em nossa reunião teve como objetivo contar um pouco de sua história, de suas conquistas e também passar um pouco da sua experiência para nós bolsistas.

Primeiramente, o professor Samuel contou sua história, sua formação, nos apresentando todas as dificuldades que enfrentou no início de sua trajetória na área da docência. Também nos contou como superou essas dificuldades, mostrando a importância de sempre fazer o nosso melhor, e de que devemos nos esforçar para sermos profissionais respeitados.

O professor também contou sobre sua experiência na direção de uma escola, além de falar um pouco sobre o seu estilo de dar aula, mostrando que o docente na medida do possível deve sim buscar pela sua autonomia, e sempre tentar melhorar a qualidade das suas aulas.

Hoje nós pibidianos vimos como o tempo gosta de pregar peças, pois não vimos a hora passar. Sim, em apenas uma hora tivemos essa conversa, mas tenho certeza que foi tempo suficiente para motivar a todos os presentes. Incentivando-nos a sempre fazer nosso melhor, porque de alguma maneira isso será reconhecido, respeitado e recompensado.
Texto: Maycon Don

Veja a matéria no Portal UEPG: AQUI