sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aulas de Leitura


No mês de novembro, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês prepararam e ministraram as últimas aulas do ano de 2012, no Colégio Júlio Teodorico. Para essas aulas foi decidido que trabalharíamos com estratégias de leitura.

Como de costume, antes de irmos às salas de aulas, fizemos muitas pesquisas e leituras, para que estivéssemos preparados para planejar nossas aulas, e ministrá-las com sucesso.

Após a preparação das aulas, fomos ao colégio aplicar nossos planos. Nesse momento ressalto a importância da experiência que estamos adquirindo, pois como já não eram nossas primeiras vezes frente às turmas, estávamos muito mais seguros e confiantes, o que só contribuiu para o sucesso das aulas.

Cada bolsista preparou sua aula de diversas maneiras, alguns utilizaram o gênero conto, outro fábula, também com letras de música, entre outros; e todos com o foco nas estratégias de leitura.

Nas aulas apresentadas, o único obstáculo lembrado pelos bolsistas foi a preocupação em fazer com que os alunos continuassem interessados pela matéria, Como já estávamos no final do ano letivo, vários alunos já haviam alcançado a média para aprovação. Assim, alguns alunos só estavam “marcando presença em sala de aula”, e a dispersão foi maior. Cada bolsista lidou com a situação de uma maneira para que os alunos participassem e se interessarem mais pelas aulas.

Dessa maneira concluímos nossas atividades de 2012 no Colégio Júlio Teodorico, com a certeza que fizemos nosso melhor, e estamos cada vez mais preparados para enfrentar o dia-a-dia da sala aula, superando as dificuldades e proporcionando um melhor aprendizado para os alunos.

Texto: Maycon Don

Science Fair ~ Júlio Teodorico


No dia 13 de novembro, penúltima quinta-feira do mês ocorreu a Feira de Ciências do Colégio Estadual Júlio Teodorico, ou Science Fair, segundo a disciplina lecionada pelos docentes organizadores do evento em questão. Não deixemos de abusar dos superlativos, pois a feira foi vastíssima.  Além da presença dos professores e alunos da instituição, participaram também os pais, entre outros convidados e o grupo do PIBID Inglês.

Pôde-se perceber um esforço coletivo na organização; os educandos, visivelmente entusiasmados e envolvidos, demonstravam este brio nos belíssimos trabalhos da mostra. Os projetos, em sua maior parte, envolviam conteúdos estudados nestes últimos meses letivos; a geografia, justaposta aos saberes biológicos, mostrava-se em maquetes, muito bem elaboradas, trazendo representações dos prolixos relevos às louçanias do corpo humano. Alguns projetos apresentavam reações químicas – como o hilário “Sangue do Diabo”- e propulsões, funcionamento de motores, trazendo o interesse dos aprendizes nas exatidões físicas.
Para finalizar, a Feira foi um sucesso. Certamente é um evento que precisa se repetir, pois o próximo ano só aperfeiçoará estas tão necessárias práticas no ambiente escolar. Pura generosidade do tempo!

 ...dá-se-lhe um punhado de lodo, ele o restitui em diamantes; quando menos, em cascalho.

Texto: Guilherme Luz

domingo, 16 de dezembro de 2012

Viagem ~ São Paulo


               De 08 a 10 de dezembro de 2012, os subprojetos PIBID Inglês, Francês e Espanhol da UEPG, estiveram na cidade de São Paulo, SP para um fim de semana que incluiu passeios culturais e também para comemorar o fim do ano letivo.
            Os bolsistas e professores visitaram o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Masp,  a Pinacoteca, o Teatro Municipal, a Praça e Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Parque do Ibirapuera e o Museu Afro. Alguns pibidianos finalizaram os 3 dias de atividades conhecendo a Galeria do Rock, a rua 25 de março. Outros ainda tiveram a oportunidade de saborear o famoso pastel de bacalhau no Mercado Municipal.
            No início do passeio alguns bolsistas estavam um pouco inseguros, mas em pouco tempo se acostumaram com a vida paulistana, principalmente nos momentos de andar de metrô!!!
            A viagem fundamental para a troca de experiências e união entre os bolsistas das diferentes línguas, além da troca de cultura e aprendizagem de novos vocabulários nas diferentes línguas. Os turistas presentes no hostel e nos pontos turísticos visitados possibilitaram uma oportunidade para praticarmos as diferentes línguas estrangeiras estudadas no curso de Letras da UEPG em contextos reais de comunicação.
Texto: Eliandre Boaventura

sábado, 15 de dezembro de 2012

Aulas de Gramática

No mês de outubro, tivemos a oportunidade de preparar e dar aulas de gramática no Colégio Júlio Teodorico.

Fizemos muitas pesquisas e leituras para que estivéssemos preparados para planejar e ministrar as aulas com sucesso.

Após os estudos, nós bolsistas fomos às salas de aulas para aplicar nossos planos. Cada bolsista com seus receios, pois sabemos das nossas dificuldades, mas cada um preparou-se para superá-las.

Em nossas aulas, seguimos um planejamento que ao longo de semanas fomos reescrevendo, para que estivéssemos melhores preparados possíveis. Mas existem sempre alguns detalhes, que não há como prever, como por exemplo, o tempo que os alunos levarão para realizar uma atividade, ou até mesmo a colaboração dos alunos naquela determinada aula. E por isso a importância de ter sempre “algo a mais” preparado.

Durante as aulas, encontramos dificuldades, algumas que com um empenho dos bolsistas foram superadas facilmente, como a desatenção dos alunos que em ‘aulas de gramática’ costuma-se ser maior, mas com as estratégias adequadas, superar essa dificuldade não foi tão complicado. Outra dificuldade encontrada pelos bolsistas foi a falta de tempo para aplicar todas as atividades preparadas, e isso, como já foi citado anteriormente deve-se ao fato de que não podemos prever tudo o que vai acontecer durante as aulas, pois depende da colaboração/interação dos alunos naquela determinada aula.     

Para demonstrar algumas das inquietações que tivemos ao planejar as aulas, cito um trecho do relato da bolsista Michele, que deu aula para uma turma do 3° ano do E.M, e como ela superou essas dificuldades:

...”É uma turma um tanto complicada, uma mistura de interessados porque querem prestar vestibular, interessados porque querem aprender a língua inglesa, desinteressados porque já trabalham e precisam apenas do diploma, desinteressados e repetentes porque não tem expectativas para o futuro, não se importam com o amanhã, desinteressados porque sabem que não precisam se esforçar tanto para passar de ano. Triste, mas é a realidade, e não apenas dessa turma. Pensando nisso, planejei uma aula em que eu pudesse motivá-los, instigá-los a responder, conversar comigo, criticar, opinar.”

No entanto, experiência vivenciada por nós bolsistas foi muito mais marcante que as dificuldades que tivemos. Temos certeza que tivemos muito mais pontos positivos durante a execução das aulas, e isso só nos deixa mais orgulhosos de nós mesmos, pois sabemos que cada experiência nova contribui para futuramente assumirmos nossas próprias turmas.

Texto: Maycon Don

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Curta no Linda!


                 O “I Festival Curta no Linda” apresentado na UEPG no dia 29/11, realizado pelo PIBID - Português/ Francês no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, proporcionou a todos os presentes uma noite de grandes talentos, tanto nos vídeos quanto na música da banda do colégio que abriu o evento. Dentre eles, encontravam-se os 54 alunos que participaram da elaboração dos curtas. Esses jovens expuseram um trabalho bastante criativo, marcado pelo dinamismo e interesse de todos os envolvidos, abordando a desigualdade, o preconceito em suas diversas formas, a história de Ponta Grossa e do colégio Linda Bacila, brincadeiras de criança, o amor, a tecnologia e a evolução etc. Tudo isso dividido entre as categorias de ensino médio e fundamental.
              Além do incentivo para os alunos do Colégio Estadual Linda S. Bacila, o festival apresentou o desenvolvimento e competência do PIBID - Português/Francês que, como nós, PIBIDENGLISHERS, com o objetivo de fazer a diferença, buscam e retratam resultados positivos.

Michele Azevedo