quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Apresentação do Sub-Projeto PIBID para os Calouros UEPG 2013


No dia 21/02/2013, os Pibidianos do Subprojeto Inglês (Eliandre, Felipe, Mônica e Thaisa), juntamente com a professora Supervisora Silvana Duck participamos de uma apresentação do projeto PIBID para os calouros do curso de Letras, na sala B 215 às 19 horas.

Todos os subprojetos, relataram suas experiências, esclareceram dúvidas a respeito das inscrições para o projeto, dos requisitos necessários para a participação e da possibilidade de participarem como voluntários no projeto, já que muitos possuem vínculo empregatício. Os calouros foram informados também a respeito das vagas abertas para a participação de novos bolsistas, sendo seis vagas abertas em nosso subprojeto.
Acredito que ações como esta são muito importantes, pois beneficiam os alunos que estão iniciando seus estudos em nossa universidade e permitem um contato entre calouros e veteranos.

Para nós que já participamos do projeto é um momento de reflexão, já que comentamos sobre o que fazemos na escola, como procedemos em nossas reuniões e falamos a respeito dos eventos e viagens que participamos. Ilustramos a apresentação do nosso Subprojeto Inglês, com pôsteres utilizados em eventos, o que causou grande interesse nos novos alunos, pois tiveram uma visualização do nosso trabalho.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Semana Pedagógica ~ Guilherme

     De 4 a 8 de fevereiro ocorreu a semana pedagógica no Colégio Júlio Teodorico, com a participação do PIBID/Inglês em três dos cinco dias. O dia de minha participação foi na terça, 5/2, na parte da manhã.

     A organização pedagógica de um ano letivo é algo complexo e depende da discussão e reflexão sobre diversos temas. No que diz respeito aos professores seria inocente imaginar que há consenso entre eles sobre todos os temas abordados. O assunto dominante nesta manhã foi reprovação e o desempenho do colégio nos indicadores de educação.

     O diretor Sr. Josmael mostrou-se eloquente quanto às normas e impetuoso quanto aos dados. Exigia uma maior impecabilidade no trabalho em sala, apontando “erros” sobre os quais os professores devem refletir e buscar formas de evitá-los. Enquanto isso, os professores apresentavam opiniões divergentes, podendo-se concluir que, muitas vezes, grupos se dividem. Em breves contatos com professores, percebi que atritos podem ocorrer entre o corpo docente de uma escola.

     Por fim, a participação foi importantíssima para o PIBID, uma vez que pudemos participar da preparação e organização de um ano letivo.

 Guilherme Luz

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Participação da Semana Pedagógica ~ Eliandre Boaventura

        Participei do primeiro dia da semana pedagógica, juntamente com todos os professores e funcionários do colégio Júlio Teodorico, no dia quatro de fevereiro de dois mil e treze, às treze e trinta minutos.

        A reunião teve início com vídeos sobre a segurança dos alunos e dos professores dentro e fora do ambiente escolar e também os direitos e deveres dos alunos e professores. Também assistimos a um vídeo, apresentado pelo especialista em educação Renato Casagrande, abordando a educação no Brasil, os problemas enfrentados nos dias atuais. Em seguida, os professores discutiram os temas abordados nos vídeos, relacionando-os com a realidade da escola em que trabalham.

        A pedagoga iniciou a leitura e discussão do texto: O desenvolvimento da cultura do planejamento na escola e a qualidade de ensino: Subsídios para a prática pedagógica, organizado pela equipe do Departamento de Educação do Estado Paraná . Ao final os professores se reuniram para responder seis questões apresentadas pelo Departamento de Educação do Estado do Paraná, cujas perguntas e respostas estão disponíveis no portal dia a dia (http://www.diaadia.pr.gov.br/index.php).

       Com essa oportunidade, pude reforçar o que já havia estudado e discutido na universidade e no PIBID. Também, ouvi a opinião dos professores e equipe pedagógica sobre as novidades na educação para 2013. O que mais chamou minha atenção, foi o momento em que os professores e funcionários se reuniram para responder as perguntas enviadas pelo Departamento de Educação do Estado do Paraná, pois as perguntas eram referentes a vida social dos alunos, assim eu pude conhecer um pouco mais dos alunos que frequentam a escola em que o PIBID está presente, o que facilitará o preparo das futuras atividades.

Eliandre Boaventura

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Semana de Planejamento e Atualização Didática

    A Semana de Planejamento e Atualização Didática oferecida pela UEPG tem como objetivo discutir temas relacionados ao Ensino Superior, oferecendo assistência aos Docentes através de palestras ou encontros que possibilitam a reflexão e atualização sobre tais temas.

   No dia 5 de fevereiro de 2013 participei juntamente com a coordenadora Thaisa da palestra “Os desafios da Mobilidade Internacional” realizada no Auditório da reitoria da UEPG, e ministrada pela professora doutora Luciane Stallivieri.

   A palestrante falou principalmente da importância na carreira de um aluno que aprimora seu currículo com experiências internacionais, além de nos trazer a realidade que esse aluno se depara ao chegar em outro país. Com grande experiência no assunto, a professora preocupou-se em mostrar os caminhos para solucionar problemas que podem ocorrer nessa vivência em outros países tanto para o aluno como para o professor, como por exemplo, a adaptação ao novo, ou a questão da documentação, precações tomadas antes da viagem são de extrema importância nesses casos.

   Stallivieri deu ênfase à pró-atividade por parte desses alunos e professores que querem obter êxito ao irem estudar no exterior, destacando os problemas que podem ser evitados por conta disso.

Suelen Hneda