quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Décima Segunda Reunião
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
PIBID participa de mostra cultural do Colégio General Osório
Professores e acadêmicos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveram ações de integração, no Colégio Estadual General Osório, nesta segunda e terça-feira (31/10 e 1º/11). A atividade fez parte da Mostra Cultural do colégio de ensino fundamental e médio que reúne mais de 1,6 mil alunos na região de Uvaranas.
Segundo a coordenadora institucional do PIBID, professora Maria Odete Vieira Tenreiro, a ação ocorreu por solicitação do colégio, em contato com professores coordenadores de subprojetos do PIBID desenvolvidos no General Osório. “Trata-se de mais uma oportunidade de integrar os acadêmicos participantes do programa”, afirma Maria Odete, comentando que, além dos subprojetos do PIBID 2011, a atividade envolveu acadêmicos do PIBID 2009 acadêmicos de extensão e estagiários da licenciatura em Ciências Biológicas.
As oficinas ministradas pelos acadêmicos do PIBID abordaram assuntos como sexualidade, cinema, música, história em quadrinhos, cavernas e outras culturas, sempre contextualizando fatos e estabelecendo ligações com a realidade dos alunos. Para o diretor do colégio, professor Nilton Roberson Delega, a escola necessitava de atividades deste gênero, motivadoras, que estimulam os alunos à participação. “Em contrapartida, os acadêmicos têm a oportunidade de presenciar a realidade vão enfrentar após deixar a universidade”.
A coordenadora institucional do PIBID revela que a experiência no Colégio General Osório foi bastante reveladora, demonstrando o entusiasmo dos acadêmicos nas oficinas e na integração com os coordenadores, professores e alunos da escola. “Surgiu inclusive a ideia de criarmos oficinas no âmbito do programa, para integrar os alunos dos subprojetos”, diz a professora, explicando que a maior parte das vezes, o aluno de um subprojeto não tem contato ou não conhece as ações dos demais subprojetos do programa.
Texto Fonte http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1722
Em nosso subprojeto PIBID, já havia sido selecionado 4 bolsistas para participarem dos dois dias de oficinas, sendo eles Maycon Don, Felipe Teodoro, Phellip Willian e Bruno Regis. Que abordaram o assunto sobre música, trabalhando com a história do Rock e sua influência na sociedade. Os dois dias foram extremamente proveitosos, desenvolvemos várias atividades, e conseguíamos ver que o entusiasmo não era só nosso, Pibidianos, mais também dos aluno, o que nos ajudou a se sentir mais confiante, e consequentemente ajudou a fluir nosso trabalho.
Fotos: Thaisa Andrade
Texto: Maycon Don
domingo, 23 de outubro de 2011
Décima primeira Reunião
Após as boas vindas, iniciamos o encontro resolvendo um Riddle (charada/enigma) e realizamos uma atividade, inclusive com a participação da coordenadora geral do Pibid.
Após esta atividade, cada bolsista deu um pequeno testemunho sobre como o Pibid mudou a sua vida. Em seguida foram reforçadas as atividades que devem ser entregues. Apresentamos o jingle do nosso grupo para a nossa 'visitante'.
Para finalizar foram discutidos os fundamentos e conceitos da narrativa 14 sob a orientação de um grupo de bolsistas que fizeram a leitura da narrativa e se organizaram para explicitar o conteúdo do texto.
Décima Reunião
Iniciamos a reunião com entregas de tarefas e com alguns esclarecimentos para a continuação no projeto. Em seguida o bolsista Bruno mostrou como havia ficado o jingle gravado.
Nossa coordenadora informa sobre as oficinas que ocorrerá no Colégio Estadual General Osório nos dias 31/10 e 01/11 , e seleciona quatro bolsistas para participarem (Felipe, Bruno, Maycon e Phellip) que desenvolverão uma oficina sobre música.
Conversamos sobre como estamos sendo recebidos na escola, trocamos experiências, e de que modo devemos agir, quando não somos bem recebidos. Fizemos uma atividade chamada “Picture Dictation”, para desenvolver nosso vocabulário e listening; e por fim, alguns bolsistas apresentaram alguns trabalhos que já haviam sido agendados para essa reunião.
Nona Reunião
Como fazemos em todos os encontros no inicio da reunião foi sorteado quem seria o bolsista da vez a fazer a 'ata' da reunião.
Foi completado e analisado o quote do dia e fizemos uma atividade de conversation.
Os bolsistas Phellip e Bruno criaram a melodia para o jingle do nosso grupo e na reunião todos tiveram participação ao criar a letra.
Após um breve intervalo, retornamos a reunião, e nossa coordenadora distribuiu alguns livros para serem apresentados/comentados em determinadas datas.
A reunião dá continuidade com os bolsistas comentando sobre maneiras de elaborar pesquisas e apresentações de trabalhos
Para encerrar o bolsista Bruno apresenta um livro chamado Big Nate do autor Lincoln Peirce.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Oitava Reunião
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Sétima Reunião
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Sexta Reunião
A sexta reunião aconteceu no dia 25 de setembro na UEPG. Todos estavam ansiosos com o encontro de integração Pibid. A Professora Thaisa passou as tarefas para a semana. Uma das acadêmicas ia apresentar o seu trabalho mas não pode pela falta de voz, e outra acadêmica explicou o que iria apresentar no nosso próximo encontro. Foi feita uma dinâmica com crachás onde os pibidenglishers interagiram entre si e depois foram-se pensadas atividades desse modo para trabalhar com os alunos. A Professora Thaisa realizou um Tic Tac Toe (jogo da velha) com os verbos irregulares e depois comentou sobre livros para leitura complementar. Por fim todos relataram como foi seu primeiro dia de observação na Escola Estadual Júlio Teodorico.
Texto: Bruna do Carmo
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Encontro de Integração - PIBID
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu nesta terça-feira (30/8) o 1º Encontro de Integração dos Acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID 2011. As atividades se desenvolveram durante o dia, no Centro Integrar, auditório do PDE, no Campus Universitário de Uvaranas. A abertura oficial ocorreu no período da tarde, com a presença do reitor João Carlos Gomes, da pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, da coordenadora institucional do PIBID 2011, professora Maria Odete Vieira Tenreiro; coordenadora do PIBID 2009, professora Célia Finck Brandt; e a representante do Núcleo Regional de Educação, além do palestrante Vlademir Marim, coordenador adjunto do PIBID, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG).
Ao saudar os participantes do encontro, a pró-reitor Graciete Tozetto Góes trajetória de reconhecimento da importância das licenciaturas, no âmbito da UEPG. Ela lembrou que desde os primeiros passos da instituição as licenciaturas estiveram presentes, porém como apêndices dos bacharelados, no sistema que ficou conhecimento como “3+1”, no qual a formação pedagógica era complemento da formação técnica, esta com feita em três anos. “As licenciaturas não eram valorizadas” disse. Passando para um segundo momento, se referiu à aprovação da Lei das Diretrizes Básicas da Educação (LDB), quando se redefine o papel da formação de professores e a conseqüente valorização das licenciaturas.
Na UEPG, conforme Graciete Góes, esse processo se consolidou com a criação da Comissão Geral das Licenciaturas, em 2002, que posteriormente, em 2008, seria transformada em Comissão Permanente das Licenciaturas – Copelic, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com missão de contribuir para a melhoria da qualidade da formação nos cursos de Licenciaturas. Outra ação nesse sentido, ocorreu com desmembramento dos colegiados dos cursos de licenciaturas dos colegiados de bacharelado, ganhando identidade e competências próprias.
Em 2009, a UEPG participou pela primeira vez do edital PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com seis licenciaturas (Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia e Artes). Neste ano, a instituição aumentou sua participação com dez licenciaturas (Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês, Letras Português/Inglês e Química). Nesta nova incursão nas escolas públicas, os acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição vão desenvolver atividades nos colégios estaduais Júlio Teodorico, Linda Salamuni Bacila, José Gomes do Amaral, Eugênio Malanski, João Ricardo Von Borell Du Vernay, Nossa Senhora das Graças, Meneleu de Almeida Torres, Carlos Zelesny, Elias da Rocha, 31 de Março e General Osório. O projeto recebe 104 bolsas para os subprojetos que contam com 17 supervisores para as ações que envolveram 10.037 alunos da educação básica.
A coordenadora do PIBID 2011, professora Maria Odete destacou a integração entre a educação superior e a educação básica como ponto forte do PIBID, um programa que se constitui numa política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. Na coordenação do projeto, ela lançou uma pergunta aos acadêmicos da edição 2011. “Pelo que vocês querem ser lembrados?”, disse comentando que “a cada passo, a cada dificuldade, a cada conquista esta pergunta deve ser lembrada”. Para a professora, os alunos que tem essa experiência de uma formação voltada para a prática da sala de aula devem “fazer a diferença na vida das pessoas”.
O reitor João Carlos Gomes reforçou o discurso da pró-reitor de Graduação, lembrando que ao seu tempo de acadêmico e de tantas outras pessoas presentes, não existiam programas como o PIBID. “Não era comum o poder público se preocupar com a formação dos professores”, disse o reitor, observando que hoje existe um atenção maior nesse sentido, pela consciência da importância do papel do professor na formação de uma sociedade mais justa e da conquista da cidadania. Nesse aspecto, João Carlos Gomes salientou que a UEPG hoje se insere no cenário nacional, como uma instituição de qualidade, colocada entre a elite do ensino superior nacional, formada por apenas 7% das instituições públicas com conceito ‘4’ e ‘5’ no sistema de avaliação do Ministério da Educação. Condição esta que permite à instituição se candidatar a editais, como o do PIBID, e de bolsas de iniciação científica e mobilidade internacional.
Após as abertura oficial do encontro, o professor Vlademir Marin fez uma exposição sobre o tema “Os desafios da formação de professores no âmbito escolar”. No período da manhã, o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, de Educação Física, comandou atividades de integração dos acadêmicos do PIBID.
sábado, 27 de agosto de 2011
Paz Sem Voz é Medo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), por meio de seus veículos Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Gazeta Maringá, RPC TV, ÓTV, Mundo Livre FM e 98FM, além do Instituto GRPCOM, lança uma campanha de mobilização e de conscientização da sociedade paranaense para temas relevantes que fazem parte do dia a dia da população. Depois da campanha “Trânsito. Respeito ou Morte você escolhe o caminho” (2009) e Voto Consciente (2010), neste ano o tema é segurança pública e o slogan é “Paz sem voz é medo”.
“Já vínhamos acompanhando o aumento da violência. Nosso papel como veículo de comunicação é alertar a comunidade, estimular que as pessoas se organizem em Conselhos de Segurança e incentivar o trabalho conjunto entre sociedade e Governo para revertermos esse cenário”, destaca Carlyle Ávila, diretor de Produção e Programação da RPC TV.
A campanha já está nas ruas do Paraná. Além de anúncios, filmes, spots e peças de internet, a iniciativa conta com forte presença nas redes sociais, nas escolas da rede de ensino publico, e com a realização de blitze em eventos em todas as regiões do Estado. As rádios têm papel fundamental para a disseminação das informações e mobilização da sociedade. “O posicionamento das rádios nas campanhas do GRPCOM é sempre forte, pois sabemos que, em especial, na 98FM falamos diretamente com o público mais atingido e que será o mais beneficiado pelos resultados que esperamos”, conta Murilo Bonucci, coordenador de Marketing da Unidade Rádios.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Quinta Reunião
Teaching English - A series of classic ELT texts from the British Council
Click the link below to download the texts:
Texts from the British Council
sábado, 20 de agosto de 2011
Projeto de Lei 267/11
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Quarta Reunião
Decidimos o nome para nosso grupo (PIBIDENGLISHERS). Os bolsistas foram informados sobre o encontro de integração que envolverá entre outras atividades uma gincana no dia 30 de agosto.
Foram indicados livros e atividades para o aprimoramento linguístico e comunicativo dos acadêmicos bolsistas.
Fizemos um tour pelo colégio para conhecermos a estruturas, as instalações e a equipe pedagógica da escola. De todos os ambientes da escola, o que mais chamou a atenção dos bolsistas foi a sala para atendimento dos alunos com necessidades especiais.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Fotos: 2° e 3° Reunião dia 29/07 - 05/08 (2011)
Fotos por Phellip William.
Terceira Reunião
Nesta reunião tentamos criar o nome da equipe. Várias opiniões e sugestões foram dadas até chegarmos a dois nomes. A votação será na próxima reunião.
Foram organizadas apresentações para os próximos encontros sobre temas ligados ao ensino/aprendizagem de língua inglesa.
Os bolsistas fizeram um simulado do PET TEST (Preliminary English Test) para que a coordenadora e os bolsistas conhecessem um pouco mais sobre o nível de proficiência linguística dos alunos.
Language and Development : Africa and Beyond
- Multilingualism and questioning the role of English
- Language in critical and post-conflict contexts
- Language and development projects and their design
Full Download Language and Development : Africa and Beyond
Further information on The Language & Development Conference series and downloadable publications can be found at: http://langdevconferences.org/
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Segunda Reunião
Nessa reunião os bolsistas conheceram as professoras supervisoras e organizaram o acompanhamento das turmas no Colégio Estadual Júlio Teodorico. Foram divulgados alguns dos projetos e eventos realizados na UEPG relacionados ao projeto.
Os bolsistas comentaram sobre as leituras que fizeram nas férias e foi organizada a apresentação de alguns dos bolsistas para a reunião seguinte.
Foi selecionado o texto "Docência como Atividade Profissional" para a discussão do dia 05 de agosto.
As professoras supervisoras confirmaram a realização da reunião do dia 12 de agosto no Colégio Júlio Teodorico para que os bolsistas pudessem conhecer a escola e toda a equipe pedagógica.
Primeira Reunião
A primeira reunião do projeto PBID Inglês 2011 aconteceu no dia 01 de julho na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nessa reunião os bolsistas tiveram a oportunidade de conhecer os colegas com os quais irão trabalhar e comentar sobre suas expectativas e interesses em participar do projeto.
O Plano de Trabalho PIBID bem como seus objetivos e regras foram discutidos. Todos os bolsistas receberam uma cópia do Plano de Trabalho.
Após a reunião foram compartilhados via e-mail documentos relacionados ao projeto e sites para leitura de material de interesse para futuros professores de inglês. Dentre esses sites podemos citar: Disal, Braz-Tesol e Apliepar.
Ainda nesta reunião foram organizadas as leituras para o recesso do mês de julho.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Colégio Estadual Júlio Teodorico
Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico - Ensino Fundamental, Médio e Profissional
Identificação
Localização
Histórico
Fotos do Colégio
Plano de Trabalho e Objetivos do Programa:
Plano de Trabalho:
O Projeto de Iniciação à Docência será desenvolvido em uma escola estadual sob a supervisão de uma professora de inglês.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa de forma colaborativa.
A justificativa para elaborar esta proposta está fundamentada no documento das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna do Paraná (2008) (DCE-PR) e também na literatura especializada sobre formação de professores. A literatura recente sobre formação do professor de línguas estrangeiras salienta a necessidade de um processo contínuo sempre ligado à prática em sala de aula (Smyth,1987; Celani e Collins, 2003). Além disso, a formação/educação do professor deve priorizar e basear-se no diálogo, como salienta Freire (1970), onde a reflexão e ação passam são as bases do processo de formação, permitindo aos professores serem agentes de transformação da realidade. Autores como Cox & Assis-Peterson (2002) argumentam que enquanto alguns professores habilitados em língua inglesa “são” professores existem outros “estão” professores.
Observando a prática de professores podemos ainda perceber aqueles que mesmo habilitados/qualificados, conhecem pouco ou quase nada sobre as abordagens de ensinar/aprender uma língua estrangeira. Para as autoras, os professores não estão familiarizados com as teorias linguísticas que dão suporte para o ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira (doravante LE). Nestes casos, a prática docente observadas nas aulas são embasadas nas experiências de aprendizagem anteriores em cursos de línguas, ou de escolas públicas estaduais/municipais ou pelo contato direto com falantes “nativos”.
Nessa mesma linha, Magalhães (2002); Liberalli (2002) e Papa (2005) abordam fatores importantes para a formação de professores, a partir dos princípios da reflexão crítica. Para as autoras é importante que os professores tenham a preocupação de transformar o contexto no qual atuam. Por outro lado, as reflexões de Gimenez (2002) e Vieira-Abrahão (2002) embora concentradas em questões reflexivas, priorizam a prática pedagógica, centrada no processo de ensino de línguas, com o objetivo de resolver os problemas do cotidiano de sala de aula de LE. A formação seguindo os moldes do trabalho colaborativo é uma oportunidade para professores e futuros professores de LE aprenderem e se desenvolverem juntos. Ao trabalhar em colaboração, o professor se abre a novas perspectivas e idéias do como, por quê e o quê ensinar. Em colaboração os professores e futuros professores explicitam suas concepções de língua, linguagem e sujeito, concepções primordiais para o planejamento da prática docente. O conhecimento adquirido e construído é compartilhado e o desenvolvimento profissional é buscado de forma constante por meio das interações entre seus pares e futuros professores. Segundo Nunan (1992), o trabalho colaborativo pode promover formas alternativas de organização tanto do estudo quanto do aprendizado, criando-se assim, uma atmosfera de cooperação. Dessa forma, essa forma de trabalho pode possibilitar que alunos, professores e pesquisadores aprendam uns com os outros. O autor afirma que a aprendizagem colaborativa permite que os futuros professores em formação inicial tenham a oportunidade de vivenciar a experiência de várias pessoas trabalhando juntas com um objetivo de aprendizagem em comum.
Uma forma de trabalho colaborativo entre professores é o team teaching, ao adotarmos o team teaching como uma das formas de associação nesse projeto, ou seja, não existe um líder designado a priori.
A liderança é o resultado da interação entre os membros do grupo. O poder de decisão é, então compartilhado de forma igualitária entre os membros (Bailey, Dale e Squire, 1992, p. 163).
Segundo Bailey, Dale e Squire (1992), a colaboração pode ocorrer antes, durante e depois da aula, sendo que durante as aulas no modelo de team teaching. teaching. A colaboração pode ser planejada ou não. Em outras palavras, a interação pode ser planejada durante a aula ou um membro do grupo pode vir a interagir quando sentir necessidade na atividade do colega. Outro item a ser salientado é que o trabalho colaborativo estimula a observação e reflexão da própria prática do professor, favorecendo o avanço do desenvolvimento profissional.
Objetivos:
A) Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;