segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Plano de Trabalho e Objetivos do Programa:



Plano de Trabalho:
 
O Projeto de Iniciação à Docência será desenvolvido em uma escola estadual sob a supervisão de uma professora de inglês.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa de forma colaborativa.
A justificativa para elaborar esta proposta está fundamentada no documento das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna do Paraná (2008) (DCE-PR) e também na literatura especializada sobre formação de professores. A literatura recente sobre formação do professor de línguas estrangeiras salienta a necessidade de um processo contínuo sempre ligado à prática em sala de aula (Smyth,1987; Celani e Collins, 2003). Além disso, a formação/educação do professor deve priorizar e basear-se no diálogo, como salienta Freire (1970), onde a reflexão e ação passam são as bases do processo de formação, permitindo aos professores serem agentes de transformação da realidade. Autores como Cox & Assis-Peterson (2002) argumentam que enquanto alguns professores habilitados em língua inglesa “são” professores existem outros “estão” professores.
Observando a prática de professores podemos ainda perceber aqueles que mesmo habilitados/qualificados, conhecem pouco ou quase nada sobre as abordagens de ensinar/aprender uma língua estrangeira. Para as autoras, os professores não estão familiarizados com as teorias linguísticas que dão suporte para o ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira (doravante LE). Nestes casos, a prática docente observadas nas aulas são embasadas nas experiências de aprendizagem anteriores em cursos de línguas, ou de escolas públicas estaduais/municipais ou pelo contato direto com falantes “nativos”.
Nessa mesma linha, Magalhães (2002); Liberalli (2002) e Papa (2005) abordam fatores importantes para a formação de professores, a partir dos princípios da reflexão crítica. Para as autoras é importante que os professores tenham a preocupação de transformar o contexto no qual atuam. Por outro lado, as reflexões de Gimenez (2002) e Vieira-Abrahão (2002) embora concentradas em questões reflexivas, priorizam a prática pedagógica, centrada no processo de ensino de línguas, com o objetivo de resolver os problemas do cotidiano de sala de aula de LE. A formação seguindo os moldes do trabalho colaborativo é uma oportunidade para professores e futuros professores de LE aprenderem e se desenvolverem juntos. Ao trabalhar em colaboração, o professor se abre a novas perspectivas e idéias do como, por quê e o quê ensinar. Em colaboração os professores e futuros professores explicitam suas concepções de língua, linguagem e sujeito, concepções primordiais para o planejamento da prática docente. O conhecimento adquirido e construído é compartilhado e o desenvolvimento profissional é buscado de forma constante por meio das interações entre seus pares e futuros professores. Segundo Nunan (1992), o trabalho colaborativo pode promover formas alternativas de organização tanto do estudo quanto do aprendizado, criando-se assim, uma atmosfera de cooperação. Dessa forma, essa forma de trabalho pode possibilitar que alunos, professores e pesquisadores aprendam uns com os outros. O autor afirma que a aprendizagem colaborativa permite que os futuros professores em formação inicial tenham a oportunidade de vivenciar a experiência de várias pessoas trabalhando juntas com um objetivo de aprendizagem em comum.
Uma forma de trabalho colaborativo entre professores é o team teaching, ao adotarmos o team teaching como uma das formas de associação nesse projeto, ou seja, não existe um líder designado a priori.
A liderança é o resultado da interação entre os membros do grupo. O poder de decisão é, então compartilhado de forma igualitária entre os membros (Bailey, Dale e Squire, 1992, p. 163).
Segundo Bailey, Dale e Squire (1992), a colaboração pode ocorrer antes, durante e depois da aula, sendo que durante as aulas no modelo de team teaching. teaching. A colaboração pode ser planejada ou não. Em outras palavras, a interação pode ser planejada durante a aula ou um membro do grupo pode vir a interagir quando sentir necessidade na atividade do colega. Outro item a ser salientado é que o trabalho colaborativo estimula a observação e reflexão da própria prática do professor, favorecendo o avanço do desenvolvimento profissional.


 

Objetivos:
 
A) Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
B) Contribuir para a valorização do magistério;
C) Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
D) Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação,proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
E) Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

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