segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Docente da UTFPR profere palestra na UEPG

por Carlos Alberto Mayer

Com o tema “Inclusão social: uma questão de responsabilidades compartilhadas”, a professora Miriam Sester Retorta, da Universidade Federal do Paraná (UTFPR) deverá proferir palestra, neste sábado (03/03), às 9h, no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), localizado no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Uvaranas. De acordo com a promotora, professoraThaísa de Andrade Jamoussi, Coordenadora do Subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Inglês, AS inscrições e confirmações de presença, para emissão dos certificados, começam às 8h30. “Esta palestra é dirigida aos coordenadores e bolsistas das licenciaturas envolvidos com o PIBID, professores supervisores e equipe pedagógica das escolas nas quais os vários subprojetos PIBID 2009 e 2011 são desenvolvidos.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Projetos literários contribuem para ampliar conhecimentos

Projetos desenvolvidos pelo professor de língua portuguesa André Magri Ribeiro de Melo, da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu (RN), ajudaram a ampliar os conhecimentos dos estudantes matriculados em turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

No projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo, desenvolvido no segundo semestre de 2010, cada turma trabalhou com diferentes gêneros de obras literárias, desde histórias em quadrinhos até contos de mistério. Após leitura e discussão em sala de aula, os alunos estudaram os autores e seus estilos. As conclusões foram apresentadas no 1º Letras em Conferência, debate realizado na escola entre os representantes de cada sala. Oficinas e sessões de cinema com apresentação de filmes de mistério fizeram parte das atividades.

O projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista trata de questões típicas do Nordeste. O professor procurou desenvolver diferentes atividades, que incluíram análise de letras de canções; exibição de filmes, documentários e vídeos; organização de saraus de poesia e encenação de trechos de grandes clássicos da literatura regional. O projeto foi concluído com a Semana de Línguas, destinada a apresentar as atividades realizadas na escola às famílias, a outras escolas e a instituições.

“Os alunos passaram a ver a língua portuguesa como organismo vivo, quebrando a ideia de que estudar português é estudar regras gramaticais e só”, revela André. “Eles puderam compreender a língua em sua plenitude, estudando as mais belas manifestações que ela pode assumir: canções, livros, filmes, desenhos animados, obras de arte tipicamente lingüísticas.”

De acordo com o professor, os alunos com dificuldades relacionadas à escrita e à interpretação de textos passaram a ter mais habilidade para escrever e superaram problemas comuns, anteriormente, como argumentação pouco fundamentada e uso de clichês ou obviedades.

Segundo André, outro resultado do projeto foi a criação do jornal comunitário Folha de Tabuleiro. Alunos e outros interessados escrevem, semanalmente, sobre literatura, música e filmes e sobre a relação de tudo isso com a vida de cada um. Na visão do professor, o projeto valorizou o conceito de solidariedade no espaço escolar e na comunidade, que passou a ser uma máxima a ser seguida, independentemente de qualquer outra. “Sem a solidariedade e o espírito voluntário de todos os envolvidos no projeto não teríamos atingido nenhum resultado profícuo”, ressalta.

Fátima Schenini

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Primeira Reunião 2012

Iniciamos o “1st meeting” de 2012, dia 10 de fevereiro, com uma atividade intitulada “Mega Senha” (descrevendo uma palavra com outra palavra sinônimo ou correspondente a ela), utilizada para completar o quote da semana: “A wise man will make more opportunities than he finds” (Francis Bacon). Nosso primeiro encontro contou com a presença de todos os bolsistas, muito empolgados, incluindo as professoras Silvana e Mara.

Comentamos sobre futuras participações em eventos como CONEX, ENDIPE, SELFF, etc. O bolsista Phellip fez comentários sobre a reunião do dia 9 com coordenadora da CAPES, no qual apresentou o “jingle” dos Pibidenglishers, que em breve estará no blog.

Discutimos sobre novas atividades, materiais e oficinas que serão organizadas e desenvolvidas com as professoras ao longo do ano.

Para finalizar, a bolsista Bruna apresentou uma atividade humanística, que incluía a reflexão sobre os participantes do PIBID Inglês: pessoas pacientes, corajosas, bonitas, espontâneas, inteligentes e muito curiosas. Para a atividade foi utilizada uma caixa que passava de mão em mão de acordo com a qualidade mais representativa de cada PIBIDiano. O último PIBIDiano a receber a caixa pode abri-la, no entanto todos foram presenteados com chaveiros produzidos pelas bolsistas Bruna, Suellen e Loriane, que desejaram um ano produtivo a todos os PIBIDianos.

Texto: Michele Azevedo

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Encontrei um site ótimo para aprender idiomas. No site nós podemos interagir com pessoas do mundo inteiro, além de poder praticar a escrita, a leitura, a oralidade e a habilidade de escuta. É interessante porque além de aprender qualquer idioma podemos ajudar outras pessoas que estão aprendendo português, corrigindo textos e gravações de áudio. É uma oportunidade para melhorarmos nosso inglês.


Suelen Hneda

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

5 Minute English




"5 Minute English" é um site dedicado ao ensino do Inglês como segunda língua, a diferença desse site com todos os outros que existem na web, é que o "5 Minute English" tem como proposta um ensino de Inglês que seja divertido, fácil e rapido! Com exercicios/atividades curtas e de fácil entendimento o site consegue esclarecer dúvidas de professores e também ajudar o aprendizado dos alunos. Como o próprio titulo já diz, em 5 minutos é possivel aprender um pouco; e se esses 5 minutos se tornaram frequentes você se supreendera com quanto Inglês vai aprender mesmo gastando apenas um pouco do seu temp
Abaixo o link com um exemplo de atividade do mês de fevereiro referente ao St. Valentine's Day , com vocabulario e exercícios.


http://www.5minuteenglish.com/feb14.htm

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Professor baiano profere palestra sobre Língua Inglesa na UEPG

por Carlos Alberto Mayer

O Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, juntamente com o Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Identidades Sociais e Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovem, nesta quinta-feira (23/02), às 19h, no Mini- Auditório Professor Aguiar, sala 108, bloco ‘B’, Campus Central, (Praça Santos Andrade, nº 1 - Centro), a Palestra “Inglês como Língua Franca: O Desafio de Ensinar um Idioma Desterritorializado”. De acordo com a coordenadora, professora Aparecida de Jesus Ferreira, essa palestra será proferida pelo Professor Domingos Sávio Pimentel Siqueira, da Universidade Federal da Bahia, e concederá aos participantes a certificação de 4h/a, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX). O objetivo é desmistificar algumas questões a cerca da língua, bem como chamar a atenção para as dificuldades em demonstrar em sala de aula os significados das coisas em língua inglesa fora dos países falantes do idioma. As inscrições serão feitas pelo site http://www.identidadessociaiselinguagem.blogspot.com/. Após preencher o formulário uma vez, o interessado receberá a confirmação da sua inscrição por e-mail em dois ou três dias.
O palestrante, Domingos Sávio Pimentel Siqueira, é doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto II do Departmento de Letras Germânicas do Instituto de Letras da UFBA, com interesse especial na formação de professores de línguas, Estudos Culturais e Educação Linguística, ensino de inglês como língua internacional (LI) ou língua franca (LF), "World Englishes". Trabalha, também, nas abordagens críticas ao ensino de ILI/ILF, sociolinguística da língua inglesa, imperialismo linguístico, estudos pós-coloniais de língua inglesa, pedagogia crítica aplicada ao ensino de línguas, inter(trans) culturalidade e LE, além de práticas reflexivas no ensino e na aprendizagem de línguas. Mais informações podem ser obtidas de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sala 115, bloco ‘B’, Campus Central da UEPG (Praça Santos Andrade, nº 1-Centro), através dos e-mails mestradolinguagem@gmail.com e mestradolinguagem@uepg.br, ou pelos fones (042) 3025 49 26, (42) 9937-6764 e (045) 9961-4926.