segunda-feira, 24 de setembro de 2012

VI SELLF - Luciano Martins

Semana passada, entre os dias 17 e 21 de setembro, aconteceu o VI SELLF (Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da FAFIPAR) em Paranaguá-PR. Eu não poderia deixar de participar e mostrar um pouco do nosso trabalho e das pesquisas que realizamos paralelamente às observações de aulas. Apresentei uma comunicação oral com o trabalho intitulado: O ensino de língua inglesa e o Pibid: uma experiência didática e a relação supervisor-aluno-bolsista. Fui o último a apresentar, por isso a tensão aumentou muito, além de que na sala onde apresentei, todos que antes apresentaram eram alunos de programas de pós-graduação e já atuavam como professores de língua estrangeira. A cada apresentação (quatro antes da minha) meus pés pareciam não conseguir tocar no chão. Iniciaram as apresentações com um trabalho envolvendo o gênero crônica no Ensino Médio. Após, um maravilhoso trabalho investigativo de erros e acertos em textos de crianças de 09 a 10 anos, desenvolvido por uma fonoaudióloga e mestranda da UFPR-Curitiba, que enfrentou as teorias desenvolvimentistas, a apresentação foi muito bem ilustrada com textos de alunos. Outra apresentação importante foi de uma professora participante do PDE, exemplificou o projeto que desenvolve e comentou das dificuldades que encontra em lecionar língua inglesa no Litoral paranaense. Como o trabalho desta professora é com um blog, indiquei o nosso e quando ficar pronto o dela com seu alunos, seremos parceiros. Minha apresentação encerrou as comunicações na nossa sala, apesar de todo o nervosismo foi começar a falar e já me empolguei, extrapolei os 20 minutos de comunicação que tinha, mas não ouvi reclamações, o que ouvi foram muitas perguntas sobre o modo como trabalhamos, as indicações de atividades, e o acompanhamento de coordenador e supervisor em sala. Aplaudido e novamente sendo parabenizados retorno a Ponta Grossa com o sentimento de dever cumprido. Daqui a duas semanas, entre 08 e 10 de outubro, Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Gestão aqui em Ponta Grossa, estarei lá com ajuda de Deus, levando mais uma rica experiência do PIBID: o conto literário.
 Luciano Martins.

sábado, 22 de setembro de 2012

Bingo Card Creator

Muitas vezes, poderá se tornar laborioso produzir aula de língua inglesa atraente aos olhares juvenis de nossos aprendizes. Manufaturar jogos e outros materiais virá a ser uma tarefa inviável a rotina, já atulhada.

Apresento-vos BINGO CARD CREATOR, um gerador de cartelas de bingo. Nele, sem necessidade de quaisquer downloads ou instalações, poderás escolher inúmeros temas, como futebol, biologia, literatura, religião, etc. Além disso, também é possível criar suas próprias cartelas, personalizando cada célula com o intuito de criar aulas cativantes e criativas.

 Seu funcionamento é básico, baseia-se em três passos: 1. Criar as listas de palavras; 2. Estilizar as cartelas e; 3. Imprimir.

Certamente uma ótima ferramenta! Saiba mais em: https://www.bingocardcreator.com/
By: Guilherme Luz

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Encontros com a professora Melissa

Ocorreram nos dias 04 e 11 de setembro, entre bolsistas PIBID dos subprojetos de Espanhol, Francês e Inglês, dois encontros ministrados pela professora Melissa Andres Freitas, que leciona língua estrangeira com o auxílio e estratégias lúdicas. 

Os objetivos desses dois encontros eram a interação e aproximação dos subprojetos, e também fazer com que as discussões e experiências trocadas, servissem para ampliar nossos conhecimentos sobre estratégias/dinâmicas na utilização do lúdico em sala de aula. 

No 1º dia do nosso encontro, a professora iniciou o encontro fazendo uma introdução apresentando o gênero lúdico/jogos, mostrando os pontos positivos em se trabalhar com tal gênero em sala de aula. Após a introdução, a professora apresentou alguns jogos que costuma utilizar em suas aulas, fazendo com que todos discutissem sobre as várias possibilidades de se adaptar esses jogos em cada uma das línguas estrangeiras. 

No 2º dia em que nos encontramos, os subprojetos apresentaram o que já tinham realizado com relação ao gênero lúdico nas escolas em que desenvolvem atividades dos subprojetos PIBID . O subprojeto inglês apresentou um pôster, e diversos jogos realizados com várias turmas de diversas idades. Além da apresentação, o subprojeto de inglês preparou um desses jogos para os bolsistas jogarem no encontro. O subprojeto de Espanhol também apresentou suas atividades, e demonstrou um dos jogos entre os bolsistas presentes. O subprojeto de Francês por não ter trabalhado ainda com esse gênero, participou muito levantando debates sobre cada jogo apresentado. 

Concluindo, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês consideraram a experiência muito agradável e proveitosa. Sabemos que é um desafio ensinar de uma forma que cative, e seja atrativa aos olhos dos alunos, e com esses encontros e trocas de experiências com os demais grupos, pudemos acrescentar possibilidades/ferramentas/estratégias/dinâmicas para superar esse desafio. 

Esperamos que esse tipo de encontro tenha sido apenas o primeiro de muitos do quais participaremos.
Texto: Maycon Don

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CADERNO: VITRINE DA CLASSE, ESPELHO DO ALUNO

Em uma das edições da Revista Nova Escola, há um artigo sobre a importância dos cadernos para os alunos. “Caderno: espelho do aluno, vitrine da classe” de autoria de Anne-Marie Chartier. Nele você poderá encontrar uma interessante visão da autora a respeito do caderno e seu uso pelo aluno em sala de aula. O artigo fala também sobre a importância do caderno para os alunos, pais e professores, além de uma história sobre o caderno até os dias de hoje e ainda sugestões para o professor sobre o uso do caderno. 

Por que vitrine da classe, espelho do aluno? Porque há um tempo havia um caderno onde os alunos mostravam o que sabiam e a partir dele é que se tinha a noção se a aula era organizada e se o aluno tinha avançado nos estudos, era chamado “caderno do dia”, que com o tempo foi se tornando um espelho do aluno, pois mostrava a organização do mesmo.
BOLSISTA: Bruna do Carmo Bueno da Rocha                                   

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Site - Games to Learn English



Navegando pela internet, me deparei com mais um site interessante que envolve o ensino do Inglês, o Games to learn English, um lugar onde os alunos podem aprender mais e revisar sua proficiência em Língua Inglesa de uma maneira mais divertida.
O site foi criado por um professor de Inglês que atua na Asia e que adora jogos, chamado Owen, segundo o professor "Aprender se divertindo faz o ensino fluir de uma maneira mais significativa para o aluno."

Acredito que esse é mais um dos sites que podem ser trabalhados na escola, para tirar um pouco da monotonia que muita vezes predomina nas aulas de Língua Inglesa, com certeza vale a pena conferir!


Link do Site:  http://gamestolearnenglish.com/



   Felipe Teodoro

Relato sobre o I Seminário Estadual PIBID do Paraná - Luciano Martins

O I Seminário Estadual PIBID do Paraná que ocorreu na UEPG, nos dias 24 e 25 de agosto, proporcionou mais que uma troca de experiências, uma imersão cultural. O encontro contou com um grande número de apresentações significativas à continuidade do nosso trabalho, voltados às metodologias de ensino de LE; dificuldades de ensino de LE etc. Gostei muito do trabalho desenvolvido por Fabiano Carvalho Messa, Felipe Macagnani e Jeziel Malaquias intitulado “MIMETISMO MIDIÁTICO NAS EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS DAS ESCOLAS DAS ILHAS RASA E DAS PEÇAS”. A determinação destes jovens, acadêmicos da UFPR Litoral vai além do estudo para promover o projeto Mídia-Educação, mas enfrentando as durezas da escola pública como escassez de recursos, tendo que adaptar tijolo como material didático esportivo para assim poderem dar continuidade ao seu trabalho, estão de parabéns! Participei da comissão de sinalização do evento e posso destacar a interação com o subprojeto de História e, como é trabalhoso organizar um evento! Enfim, foi um sucesso o evento e esperamos outros do mesmo porte ou até maior!!!!
 By Luciano Paulino Martins

Relato sobre o I Seminário Estadual PIBID no Paraná - Suelen Hneda

O I Seminário Estadual PIBID do Paraná que aconteceu em Ponta Grossa, nos dias 24 e 25 de agosto, possibilitou uma experiência bem interessante ao trabalhar com a equipe da coordenação. Fiquei na parte da sinalização, prestando informações e ajudando os participantes a encontrarem as salas de apresentações, auditórios, etc.
Os coordenadores do evento contaram com nossa ajuda sempre que precisaram e, assim como nós, se esforçaram ao máximo para que tudo saísse bem. Tive grande sorte de trabalhar com pessoas ótimas no nosso setor, e como se não bastasse, no final do evento a coordenação ainda nos presenteou com um livro em sinal de agradecimento.
Foi legal ter a visão dos bastidores, assim pude entender o quão difícil é acertar cada detalhe para que tudo fique bom, como também saber como contornar os problemas que surgem. Valeu a experiência, mas o único problema de se trabalhar na organização, é não participar de muitas apresentações de trabalhos, mesas-redondas e demais atividades do evento.
 By Suelen Hneda