Ocorreram nos dias 04 e 11 de setembro, entre bolsistas PIBID dos subprojetos de Espanhol, Francês e Inglês, dois encontros ministrados pela professora Melissa Andres Freitas, que leciona língua estrangeira com o auxílio e estratégias lúdicas.
Os objetivos desses dois encontros eram a interação e aproximação dos subprojetos, e também fazer com que as discussões e experiências trocadas, servissem para ampliar nossos conhecimentos sobre estratégias/dinâmicas na utilização do lúdico em sala de aula.
No 1º dia do nosso encontro, a professora iniciou o encontro fazendo uma introdução apresentando o gênero lúdico/jogos, mostrando os pontos positivos em se trabalhar com tal gênero em sala de aula. Após a introdução, a professora apresentou alguns jogos que costuma utilizar em suas aulas, fazendo com que todos discutissem sobre as várias possibilidades de se adaptar esses jogos em cada uma das línguas estrangeiras.
No 2º dia em que nos encontramos, os subprojetos apresentaram o que já tinham realizado com relação ao gênero lúdico nas escolas em que desenvolvem atividades dos subprojetos PIBID . O subprojeto inglês apresentou um pôster, e diversos jogos realizados com várias turmas de diversas idades. Além da apresentação, o subprojeto de inglês preparou um desses jogos para os bolsistas jogarem no encontro. O subprojeto de Espanhol também apresentou suas atividades, e demonstrou um dos jogos entre os bolsistas presentes. O subprojeto de Francês por não ter trabalhado ainda com esse gênero, participou muito levantando debates sobre cada jogo apresentado.
Concluindo, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês consideraram a experiência muito agradável e proveitosa. Sabemos que é um desafio ensinar de uma forma que cative, e seja atrativa aos olhos dos alunos, e com esses encontros e trocas de experiências com os demais grupos, pudemos acrescentar possibilidades/ferramentas/estratégias/dinâmicas para superar esse desafio.
Esperamos que esse tipo de encontro tenha sido apenas o primeiro de muitos do quais participaremos.
Texto: Maycon Don
Nenhum comentário:
Postar um comentário