Artigo escrito
pela Professora Cláudia Pesce, que ministra aulas de línguas estrangeiras há mais
de 20 anos para alunos de todos os níveis. Atualmente ela trabalha na Argentina.
O texto é resultado de uma pesquisa na qual a autora tenta reunir os seis
"erros" mais cometidos pelos professores de língua inglesa.
Os
"erros" são os seguintes:
1 - Perder tempo
com assuntos que não acrescentam nada ao ensino/aprendizagem.
2 - Completar sentenças
no lugar dos alunos, tirando a oportunidade dos estudantes de refletir e pensar
sobre a estrutura da língua.
3 - O professor
perguntar para os alunos: “Vocês entenderam?" Em vez de tomar atitude e
conferir se seu próprio trabalho está fazendo efeito.
4 - Ecoar as
respostas dos alunos.
5 - Não conferir
se os alunos entenderam as instruções.
6 - Passar
instruções confusas.
A leitura do
artigo fez com que eu refletisse sobre minhas atitudes dentro da sala de aula,
como professor. Algumas coisas que achamos necessárias fazer nas aulas de
língua inglesa, muitas vezes acabam não fazendo sentido se não realizarmos de
maneira correta. Depois da leitura deste texto, tenho certeza que eu e os
demais pibidianos, pensaremos duas vezes antes de cometer um desses
"erros". Vale lembrar que as atitudes analisadas no texto não são
exatamente erros, mas coisas que o professor às vezes faz sem querer e que pode
tomar tempo da aula, ou não influenciar de forma positiva o processo de
ensino/aprendizagem.
Texto: Felipe Teodoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário