domingo, 29 de julho de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO JÚLIO TEODORICO PALESTRAS DO DIA 20/07/2012
  A Irmã Olmira, doutoranda da Universidade Católica de Brasília, falou sobre a “Importância do Trabalho dos Professores e Funcionários da Educação na Sociedade Atual”. Foi uma palestra instrutiva e a cada palavra que dizia mostrava o quão necessário é o trabalho colaborativo e a comunidade educativa. Irmã Olmira comentou que é tempo de expectativas, rico em significações e um momento de possibilidades. Disse ainda qual é o desafio do professor - é desenvolver um programa educacional que satisfaça a sociedade. Uma das citações feitas pela Irmã Olmira foi a seguinte: “Uma palavra sem significado é um som vazio” (Vigotsky). Para comentar a importância do professor passou o significado de quatro palavras ENSINAR (deixar uma marca, criar o caráter da pessoa a medida que a educa), FORMAR (ensinar a contemplar, vou me dar a conhecer e conhecer o meu colega), INSTRUIR (lançar sementes) e EDUCAR (conduzir o aluno, abrir caminhos, ajudá-lo). Antes de encerrar a palestra a Irmã pediu aos participantes para falar sobre o que desejamos para esse novo semestre, o que faremos diferente do semestre passado ou o que faremos novamente, o que deu certo e queremos continuar fazendo. Para concluir leu a Carta de Abraham Lincoln ao Professor de seu Filho(http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/carta-de-abrahan-lincoln-ao-professor-do-seu-filho-04028D1C3860C0B91326) encerrando com essa carta a palestra.

 CINEMA NA ESCOLA: a segunda palestra foi de Bruno Sussiatto, que faz parte do Projeto Cinemas e Temas da UEPG. Ao longo da palestra, Bruno mostrou um pouco da história do cinema, como ele foi evoluindo, deixando bem claro que o cinema não tem compromisso com a realidade e que o cinema e a literatura não são a mesma coisa. O palestrante reforçou que não devemos usar filmes apenas quando não se tem mais nenhum conteúdo para trabalharmos. Ao contrário, devemos trabalhar com filmes ligados aos conteúdos das disciplina deixando bem claro três pontos: a) se vamos trabalhar a obra na íntegra ou alguns trechos; b) relacionar o filme com o conteúdo da disciplina; c) e destacar no filme os principais elementos (antes, durante e depois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário