sábado, 14 de julho de 2012

Lessons from the first semester of 2012

              E mais um semestre is over!

             Não poderia começar esta postagem sem mencionar o encontro com os Indianos e todas as impressões positivas que nos causaram. Muita produção, novidade e experiência! Novidade também entre os PIBIDENGLISHERS, que receberam com muito carinho a bolsista Mônica.
          Discutimos, trocamos ideias, concordamos e discordamos, mas sobretudo, aprendemos. Todos aprenderam durante as atividades em sala de aula principalmente, que é preciso planejar, estar preparado. A oficina “Games around the world” nos proporcionou um embasamento teórico e prático, mas mais que isso, uma lição de que precisamos saber escutar, conversar e respeitar para que isso se torne recíproco.
        Marcamos presença no III Congresso do Abrapui, em Florianópolis, com o trabalho da Coordenadora Thaísa, que nos apresentou alguns dos materiais que trouxe do evento, instigando em todos a vontade de participar dos próximos.
                Aprimoramos o conhecimento teórico com diversas apresentações feitas durante as reuniões pela maioria dos PIBIDENGLISHERS: “On Camera: Why I love talking  to teachers”, texto apresentado pelo bolsista Luciano, conduzindo uma conversa muito interessante com a Professora Supervisora Mara Lúcia, que relatou experiências com a licenciatura; parte de um artigo da Science, “Lecionar melhora a qualidade da pesquisa”, mostrando o benefício da articulação entre ensino e pesquisa tanto para a esta quanto para as salas de aula, pela bolsista Michele; a síndrome do esgotamento profissional, “Burnout”, manifestada especialmente em pessoas que mantém envolvimento interpessoal, e “Team Teaching”, apresentado pela bolsista Thaísa; expressões idiomáticas com “animals”, pelo bolsista Felipe, que também apresentou o texto Developing Dynamic Units for EFL, com o bolsista Maycon;  “HQ Daytripper” pelo bolsista Phellip; “Relato da elaboração de uma sequência didática: o debate público” por Eliandre e Suellen; “Teacher Shadowing” de Mike Shapcott, por Mônica; “Sequência didática para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento” de Joaquim Polz, Michele Noverraz e Bernard Shneuwly, por Bruna e Loriane.
         Conhecemos também a Profª Emanuelle, inscrita no programa Fullbright Scholarship, que em breve estará trabalhando e estudando no exterior. Incentivo para todos!
            E entre os inúmeros trabalhos, os PIBIDENGLISHERS confraternizaram-se em festas como o baby shower para o bolsista Luciano - Helena’s daddy!, e aniversários das Profªs Thaísa e Lúcia. 
        Para o próximo semestre, os PIBIDENGLISHERS se preparam para eventos como ENDIPE, CIEPG, SELLF etc, apresentação de sequências didáticas e leituras.
             That’s all folks!
             Enjoy the winter break!!
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário