Fizemos muitas pesquisas e leituras para que estivéssemos
preparados para planejar e ministrar as aulas com sucesso.
Após os estudos, nós bolsistas fomos às salas de aulas
para aplicar nossos planos. Cada bolsista com seus receios, pois sabemos das
nossas dificuldades, mas cada um preparou-se para superá-las.
Em nossas aulas, seguimos um planejamento que ao longo
de semanas fomos reescrevendo, para que estivéssemos melhores preparados
possíveis. Mas existem sempre alguns detalhes, que não há como prever, como por
exemplo, o tempo que os alunos levarão para realizar uma atividade, ou até
mesmo a colaboração dos alunos naquela determinada aula. E por isso a
importância de ter sempre “algo a mais” preparado.
Durante as aulas, encontramos dificuldades, algumas
que com um empenho dos bolsistas foram superadas facilmente, como a desatenção
dos alunos que em ‘aulas de gramática’ costuma-se ser maior, mas com as
estratégias adequadas, superar essa dificuldade não foi tão complicado. Outra
dificuldade encontrada pelos bolsistas foi a falta de tempo para aplicar todas
as atividades preparadas, e isso, como já foi citado anteriormente deve-se ao
fato de que não podemos prever tudo o que vai acontecer durante as aulas, pois
depende da colaboração/interação dos alunos naquela determinada aula.
Para demonstrar algumas das inquietações que tivemos
ao planejar as aulas, cito um trecho do relato da bolsista Michele, que deu
aula para uma turma do 3° ano do E.M, e como ela superou essas dificuldades:
...Ӄ
uma turma um tanto complicada, uma mistura de interessados porque querem prestar
vestibular, interessados porque querem aprender a língua inglesa,
desinteressados porque já trabalham e precisam apenas do diploma,
desinteressados e repetentes porque não tem expectativas para o futuro, não se
importam com o amanhã, desinteressados porque sabem que não precisam se
esforçar tanto para passar de ano. Triste, mas é a realidade, e não apenas
dessa turma. Pensando nisso, planejei uma aula em que eu pudesse motivá-los,
instigá-los a responder, conversar comigo, criticar, opinar.”
No entanto, experiência vivenciada por nós bolsistas
foi muito mais marcante que as dificuldades que tivemos. Temos certeza que tivemos
muito mais pontos positivos durante a execução das aulas, e isso só nos deixa mais
orgulhosos de nós mesmos, pois sabemos que cada experiência nova contribui para
futuramente assumirmos nossas próprias turmas.
Texto: Maycon Don
Nenhum comentário:
Postar um comentário