sábado, 15 de dezembro de 2012

Aulas de Gramática

No mês de outubro, tivemos a oportunidade de preparar e dar aulas de gramática no Colégio Júlio Teodorico.

Fizemos muitas pesquisas e leituras para que estivéssemos preparados para planejar e ministrar as aulas com sucesso.

Após os estudos, nós bolsistas fomos às salas de aulas para aplicar nossos planos. Cada bolsista com seus receios, pois sabemos das nossas dificuldades, mas cada um preparou-se para superá-las.

Em nossas aulas, seguimos um planejamento que ao longo de semanas fomos reescrevendo, para que estivéssemos melhores preparados possíveis. Mas existem sempre alguns detalhes, que não há como prever, como por exemplo, o tempo que os alunos levarão para realizar uma atividade, ou até mesmo a colaboração dos alunos naquela determinada aula. E por isso a importância de ter sempre “algo a mais” preparado.

Durante as aulas, encontramos dificuldades, algumas que com um empenho dos bolsistas foram superadas facilmente, como a desatenção dos alunos que em ‘aulas de gramática’ costuma-se ser maior, mas com as estratégias adequadas, superar essa dificuldade não foi tão complicado. Outra dificuldade encontrada pelos bolsistas foi a falta de tempo para aplicar todas as atividades preparadas, e isso, como já foi citado anteriormente deve-se ao fato de que não podemos prever tudo o que vai acontecer durante as aulas, pois depende da colaboração/interação dos alunos naquela determinada aula.     

Para demonstrar algumas das inquietações que tivemos ao planejar as aulas, cito um trecho do relato da bolsista Michele, que deu aula para uma turma do 3° ano do E.M, e como ela superou essas dificuldades:

...”É uma turma um tanto complicada, uma mistura de interessados porque querem prestar vestibular, interessados porque querem aprender a língua inglesa, desinteressados porque já trabalham e precisam apenas do diploma, desinteressados e repetentes porque não tem expectativas para o futuro, não se importam com o amanhã, desinteressados porque sabem que não precisam se esforçar tanto para passar de ano. Triste, mas é a realidade, e não apenas dessa turma. Pensando nisso, planejei uma aula em que eu pudesse motivá-los, instigá-los a responder, conversar comigo, criticar, opinar.”

No entanto, experiência vivenciada por nós bolsistas foi muito mais marcante que as dificuldades que tivemos. Temos certeza que tivemos muito mais pontos positivos durante a execução das aulas, e isso só nos deixa mais orgulhosos de nós mesmos, pois sabemos que cada experiência nova contribui para futuramente assumirmos nossas próprias turmas.

Texto: Maycon Don

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