domingo, 14 de abril de 2013

Área de estágio em línguas estrangeiras se mobiliza em apoio à votação para escolha de idioma a compor matriz das escolas pontagrossenses em 2014


Pela primeira vez, temos a oportunidade de praticar a Lei 11.161 (obrigatoriedade do ensino do espanhol), a Instrução 020/2012 – SEED/SUED (a qual explicita que a LE na matriz é de definição da comunidade escolar) e a própria LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de uma forma mais justa e democrática:

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 determinou a oferta obrigatória de pelo menos uma língua estrangeira moderna no Ensino Fundamental, a partir da quinta série, e a escolha do idioma foi atribuída à comunidade escolar, conforme suas possibilidades de atendimento (Art. 26, § 5.º). (DCE-PR, 2008, p. 48)


O NRE-PG (Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa), o qual atende as cidades de Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Tibagi, orientou todas as escolas desses municípios para que haja processo de votação com a comunidade escolar, para se decidir qual será a língua estrangeira a fazer parte da matriz curricular do ensino fundamental (anos finais) e médio a partir de 2014 (a ata de resultado da votação deverá ser enviada ao NRE-PG até 30/05/13), sendo que a LE escolhida permanecerá na matriz curricular por um período de, no mínimo, 4 anos. Desse modo, a área de estágio em línguas estrangeiras se mobiliza para garantir que esse processo ocorra de forma democrática e para que a “comunidade escolar” seja compreendida em seu conjunto: direção, equipe pedagógica, professores/as, funcionários/as, alunos/as e pais de alunos/as.
            O processo de votação não deve ser entendido como algo negativo, pelo contrário, nossa luta é por um ensino de língua estrangeira escolhida de forma democrática e, principalmente, pelo cumprimento de leis e instruções.
            É importante que fique claro que nenhuma língua estrangeira é melhor do que a outra, e, se for interesse e/ou necessidade da comunidade, qualquer idioma pode entrar na matriz curricular, desde que haja possibilidade de atendimento (considerando somente a lista que o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, CELEM, já prevê atendimento, teríamos as opções de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês, ucraniano)[1]. Sendo assim, pedimos às escolas que sigam as orientações do NRE-PG quanto ao direito da comunidade escolher a LE e que se comprometam em promover um processo democrático de votação.


Professoras da área de estágio de línguas estrangeiras da UEPG:
Elaine Ferreira do Vale Borges
Ligia Paula Couto
Thaísa de Andrade Jamoussi



[1] Vale lembrar que, somente em algumas das universidades públicas paranaenses, temos graduação em alemão (UFPR e UNIOESTE), em espanhol (UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNICENTRO, UNIOESTE), em francês (UEPG, UEM e UFPR), em inglês (UEL, UEM, UENP, UEPG, FAFIPAR, UFPR, UNICENTRO, UNIOESTE), em italiano (UFPR, UNIOESTE), em japonês (UFPR), em polonês (UFPR). 

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