quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os melhores caminhos para chegar lá – Revista Nova Escola


    A revista Nova Escola do mês de março traz uma matéria com sugestões de maneiras de como ensinar a Língua Estrangeira em sala de aula. A matéria trata do ensino de língua espanhola, mas obviamente os professores podem adaptar para o ensino de diferentes línguas estrangeiras modernas.

    Beatriz Santomauro aborda alguns pontos essenciais para que o aprendizado e o desenvolvimento da turma aconteçam. De acordo com a matéria, uma boa estratégia é o uso de palavras do próprio português que os alunos já estejam familiarizados. Contextualizando-as na aula, os alunos poderão fazer uso dessas palavras como base para formação de frases, por exemplo.

    Falar a língua que se está ensinando é essencial, também. Quando não há o entendimento de um texto ou algum exercício por parte dos alunos, é importante que o professor explique na mesma língua que a atividade se encontra, ao invés de simplesmente falar em português. Explicando estes exercícios com outras palavras, mas ainda em inglês/espanhol/etc, exigirá dos alunos raciocínio e o resgate do conhecimento que eles já possuem, mas que às vezes  permanecem adormecidos pela preguiça ou descaso.

    A autora também cita a internet como uma aliada no ensino de língua estrangeira. Ao contrário do que muitos pensam algumas ferramentas, apesar de “entregarem tudo pronto” ao aluno, são sim viáveis para que o aprendizado do aluno aconteça. Como exemplo, a rede social Edmodo (edmodo.com) e o Google Maps são duas ferramentas interessantes para se usar em sala de aula. Entretanto, o professor deverá deixar claro que a utilização de tais recursos devem ser voltados para aprender mais e não só para a reprodução de conteúdo (só copiar as informações).

   Definitivamente esta é uma matéria muito interessante e que contribuiu para minha reflexão de quando estou na sala de aula. Como professor em formação, acredito cometer vários erros enquanto estou lecionando, a maioria sem perceber. Leituras como esta nos ajudam a avaliar nossa própria prática de ensino e nos dá oportunidade de corrigi-las ou recicla-las.

Alan Borges



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