A revista Nova Escola do mês de março traz
uma matéria com sugestões de maneiras de como ensinar a Língua Estrangeira em
sala de aula. A matéria trata do ensino de língua espanhola, mas obviamente os
professores podem adaptar para o ensino de diferentes línguas estrangeiras
modernas.
Beatriz Santomauro aborda alguns pontos
essenciais para que o aprendizado e o desenvolvimento da turma aconteçam. De
acordo com a matéria, uma boa estratégia é o uso de palavras do próprio
português que os alunos já estejam familiarizados. Contextualizando-as na aula,
os alunos poderão fazer uso dessas palavras como base para formação de frases,
por exemplo.
Falar a língua que se está ensinando é
essencial, também. Quando não há o entendimento de um texto ou algum exercício
por parte dos alunos, é importante que o professor explique na mesma língua que
a atividade se encontra, ao invés de simplesmente falar em português.
Explicando estes exercícios com outras palavras, mas ainda em
inglês/espanhol/etc, exigirá dos alunos raciocínio e o resgate do conhecimento
que eles já possuem, mas que às vezes permanecem adormecidos pela preguiça ou
descaso.
A autora também
cita a internet como uma aliada no
ensino de língua estrangeira. Ao contrário do que muitos pensam algumas
ferramentas, apesar de “entregarem tudo pronto” ao aluno, são sim viáveis para
que o aprendizado do aluno aconteça. Como exemplo, a rede social Edmodo
(edmodo.com) e o Google Maps são duas ferramentas interessantes para se usar em
sala de aula. Entretanto, o professor deverá deixar claro que a utilização de
tais recursos devem ser voltados para aprender mais e não só para a reprodução
de conteúdo (só copiar as informações).
Definitivamente esta é uma matéria muito
interessante e que contribuiu para minha reflexão de quando estou na sala de
aula. Como professor em formação, acredito cometer vários erros enquanto estou
lecionando, a maioria sem perceber. Leituras como esta nos ajudam a avaliar nossa
própria prática de ensino e nos dá oportunidade de corrigi-las ou recicla-las.
Alan Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário