terça-feira, 18 de junho de 2013

Participação no 11º CONEX

Dos dias 12 a 14 de junho de 2013 aconteceu o 11º CONEX – Conversando sobre Extensão, com o tema “Avaliação da Extensão Universitária: Impactos e Desafios” na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e os/as Pibidianos/as do PIBID Inglês UEPG não poderiam ficar de fora.



Com o pôster “Dentro e fora da sala de aula: como nossos alunos aprendem inglês”, as Pibidianas Janine Loos e Mônica Stasievski trouxeram para o evento os resultados de uma pesquisa feita no Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico, parceiro do projeto, com os alunos dos 6º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados gerados para se conhecer as diferentes formas de contato que os alunos têm com a língua inglesa e a importância que dão ao aprendizado dessa mesma língua foram obtidos por meio de um questionário com quatorze perguntas. Como resultado da análise pode-se constatar que, em geral, os alunos das séries investigadas aprendem mais inglês com os materiais disponibilizados pelos professores, pela escrita e por insumos visuais e auditivos outros que não os dos livros didáticos; e menos pelo uso do dicionário, pelo uso de cadernos, lendo e ouvindo CDs de livros didáticos. Foi destacado que os resultados desta pesquisa podem ajudar os/as Pibidianos/as (e outros professores) nas preparações de aulas para essas séries.





“Blog como ferramenta do professor em formação inicial: a experiência do PIBID Inglês” foi outro pôster apresentado no 11º Conex, pelos Pibidianos Felipe Teodoro e Kleber Bordinhão. Nele os acadêmicos divulgam o Blog e sinalizam a importância dos professores em formação fazerem uso constante das novas tecnologias, inclusive para que possam usá-las em suas práticas docentes.  Ainda, foi enfatizado que todo o material pedagógico e a produção científica produzido no subprojeto PIBID Inglês da UEPG é disponibilizado no Blog, com o intuito de divulgação e democratização dos saberes.







Por último, o pôster “Ensino e aprendizagem de inglês: prática exploratória na formação inicial e continuada”, das Pibidianas Eliandre Boaventura da Silva e Thaisa Prado, focou a importância da prática exploratória para aumentar a qualidade na atuação docente, tendo em vista que um dos objetivos do subprojeto PIBID Inglês da UEPG é fomentar a ideia de que a formação de professores não se encerra ao término da licenciatura e que o lócus tanto na formação inicial quanto na formação continuada é a escola e em especial a sala de aula, local de desenvolvimento da prática exploratória. Para tanto, foi apresentado o conceito de prática exploratória, seus princípios e os passos para o uso desse tipo de pesquisa em sala de aula, que visa aspectos como a integração, a inclusividade, o entendimento e a continuidade da formação.







Texto: Prof. Coordenadora - Elaine do Vale Borges.

Um comentário:

  1. Bolsa para médico trabalhar no SUS antes de obter o diploma: R$ 10.000,00

    Bolsa para voce preparar oficinas e unidade didática afim de melhorar a educação nesse país fudido: R$ 400,00

    Depois falam que a educação é prioridade.

    A Corda povinho!

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/medicos-conhecerao-paciente-como-um-todo-e-nao-pedacos-diz-padilha.html

    ResponderExcluir