quarta-feira, 17 de julho de 2013

PIBID Inglês no VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem

Dos dias 19 a 21 de Junho de 2013 aconteceu o  VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, Tema: Linguagem, Identidade e subjetividade no "breve século XX" na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e o PibidEnglish marcou presença no evento.

            





Os Pibidianos Felipe Teodoro, Eliandre Boaventura, Thaisa Prado, Danny Antunes, e Roseane Kelly Gonçalves, participaram no Grupo de trabalho (GT) da Professora Ligia Paula Couto. O tema do GT era: Línguas/Literaturas Estrangeiras: formação de professores (Identidade docente) e processos de ensino-aprendizagem. Pode-se perceber a diversidade entre os participantes, trazendo em suas apresentações experiências, conhecimentos e meios de melhorar a prática docente.       

            A professora Lígia abriu o evento, apresentando o trabalho desenvolvido no projeto do Pibid Espanhol da UEPG, explicando a importância de uma práxis, ou seja, um movimento de ação e reflexão que é fundamental na formação de professores de línguas. Segundo a professora, a identidade de professor não pode se dar somente pela prática e também não só pela teoria, mas sim mediante a relação teoria e prática.


            Em seguida as Pibidianas Danny Antunes e Roseane Gonçalves apresentaram o trabalho “PIBID Inglês UEPG: Primeiras reflexões sobre a construção identitária do professor de Língua Inglesa em formação.” Foi apresentado excertos de narrativas dos acadêmicos que começaram suas atividades no PIBID Inglês UEPG no início de 2013, as quais refletem como o projeto tem colaborado  no processo de construção da sua identidade como professores em formação inicial. O trabalho também discutiu sobre o despertar de uma consciência do “eu” professor de inglês e enfatizou a necessidade de um exercício crítico-reflexivo no processo de formação e construção da identidade do professor.


            Na sequência houve a apresentação da Debora Stelle, que falou sobre a importância da escolha do livro didático de língua estrangeira e propôs estratégias para esse trabalho visando um ensino/aprendizado norteado pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Estrangeira.

            O pibidiano Felipe Teodoro expôs as experiências vividas por ele em mais de dois anos no projeto PIBID Inglês. Por meio de uma prática autorreflexiva, o bolsista mostrou como projeto o tem auxiliado no percurso da construção e conscientização de sua identidade profissional.


            No trabalho apresentado por João Israel Ribeiro ele relatou as atividades desenvolvidas no projeto de extensão de língua Francesa. O trabalho foi desenvolvido com crianças e adolescentes da escola pública, apresentando aos alunos a cultura francesa e buscando a conscientização destes de que o francês é uma língua presente em nosso dia, como pode-se perceber no uso das palavras abajur, croissant, chef, etc, despertando assim o  interesse dos alunos  na língua francesa.

            A respeito do ensino de Língua Espanhola para o Ensino Médio, Romany Martins apresentou resultados de uma pesquisa científica de pós- graduação discutindo a relação teórica-prática no ensino de espanhol utilizando uma metodologia interdisciplinar.  Com uma apresentação muito interessante de materiais desenvolvidos na sua prática escolar, Romany nos mostrou como o ensino se torna mais significativo a partir dessa proposta de integração de diferente áreas do conhecimento e saberes.

            A aluna da UFPR, Rosalia Pirolli, propôs uma aproximação entre algumas representações e entre algumas práticas do ensino de leitura literária em francês como língua estrangeira. Em seu trabalho, ela procurou mapear algumas recorrências das representações da literatura e do ensino de literatura em língua estrangeira, e estabeleceu também alguns pontos de contato  com o ensino de literatura também em língua materna.  


            Em seguida a dupla de PIBIDEnglishers, Thaisa Bohajenko e Eliandre Boaventura,  falaram sobre a importância da prática exploratória na formação inicial. Discutiram também sobre a inserção dessa prática como um instrumento de reflexão da construção identitária, e consequente valorização e aperfeiçoamento na formação de professor de língua inglesa.


            Por último a Pibidiana de Espanhol, Graziela Borsato discutiu sobre o método indutivo para o ensino de gramática nas aulas de língua de acordo com a teoria dos gêneros textuais/discursivos. Esta teoria foi aplicada em turmas de ensino médio em um colégio estadual de Ponta Grossa. Foi aplicado questionários sobre a aceitação desse método e a Graziela apresentou resultados dessa análise por meio de gráficos. Ela demonstrou que no trabalho com o metódo indutivo o aluno será levado a atentar ao uso da gramática nos textos.


             O CIEL 2013 foi um evento que promoveu a troca de experiências em várias linhas do conhecimento e o GT “Línguas/Literaturas Estrangeiras: formação de professores (Identidade docente) e processos de ensino-aprendizagem”, do qual o PIBID Inglês da UEPG pode enriquecer com a discussão de três trabalhos, proporcionou a apresentação de técnicas e metódos diversificados buscando a melhoria do ensino da língua estrangeira, como também a reflexão sobre a construção e conscientização da construção da identidade profissional do professor de línguas.
            

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