Dos dias 19 a 21 de Junho de 2013
aconteceu o VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, Tema: Linguagem,
Identidade e subjetividade no "breve século XX" na
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e o PibidEnglish marcou presença no evento.
Os
Pibidianos Felipe Teodoro, Eliandre
Boaventura, Thaisa Prado, Danny Antunes, e Roseane Kelly Gonçalves,
participaram no Grupo de trabalho (GT) da Professora Ligia Paula Couto. O tema do GT era: Línguas/Literaturas Estrangeiras: formação
de professores (Identidade docente) e processos de ensino-aprendizagem. Pode-se perceber a diversidade entre os participantes, trazendo
em suas apresentações experiências, conhecimentos e meios de melhorar a prática
docente.
A
professora Lígia abriu o evento, apresentando o trabalho desenvolvido no projeto
do Pibid Espanhol da UEPG, explicando a importância de uma práxis, ou seja, um
movimento de ação e reflexão que é fundamental na formação de professores de
línguas. Segundo a professora, a identidade de professor não pode se dar
somente pela prática e também não só pela teoria, mas sim mediante a relação
teoria e prática.
Em seguida as Pibidianas Danny Antunes e Roseane Gonçalves
apresentaram o trabalho “PIBID Inglês UEPG: Primeiras reflexões sobre a
construção identitária do professor de Língua Inglesa em formação.” Foi
apresentado excertos de narrativas dos acadêmicos que começaram suas atividades
no PIBID Inglês UEPG no início de 2013, as quais refletem como o projeto tem
colaborado no processo de construção da
sua identidade como professores em formação inicial. O trabalho também discutiu
sobre o despertar de uma consciência do “eu” professor de inglês e enfatizou a
necessidade de um exercício crítico-reflexivo no processo de formação e
construção da identidade do professor.
Na sequência houve a apresentação da Debora Stelle, que falou sobre a importância da
escolha do livro didático de língua estrangeira e propôs estratégias para esse
trabalho visando um ensino/aprendizado norteado pelas Diretrizes Curriculares
da Educação Básica de Língua Estrangeira.
O pibidiano Felipe Teodoro expôs as
experiências vividas por ele em mais de dois anos no projeto PIBID Inglês. Por
meio de uma prática autorreflexiva, o bolsista mostrou como projeto o tem
auxiliado no percurso da construção e conscientização de sua identidade
profissional.
No trabalho apresentado por João
Israel Ribeiro ele relatou as atividades desenvolvidas no projeto de extensão
de língua Francesa. O trabalho foi desenvolvido com crianças e adolescentes da
escola pública, apresentando aos alunos a cultura francesa e buscando a
conscientização destes de que o francês é uma língua presente em nosso dia,
como pode-se perceber no uso das palavras abajur, croissant, chef, etc, despertando
assim o interesse dos alunos na língua francesa.
A respeito do ensino de
Língua Espanhola para o Ensino Médio, Romany Martins apresentou resultados de
uma pesquisa científica de pós- graduação discutindo a relação teórica-prática
no ensino de espanhol utilizando uma metodologia interdisciplinar. Com uma apresentação muito interessante de
materiais desenvolvidos na sua prática escolar, Romany nos mostrou como o ensino
se torna mais significativo a partir dessa proposta de integração de diferente
áreas do conhecimento e saberes.
A aluna da UFPR, Rosalia Pirolli, propôs uma
aproximação entre algumas representações e entre algumas práticas do ensino de
leitura literária em francês como língua estrangeira. Em seu trabalho, ela
procurou mapear algumas recorrências das representações da literatura e do
ensino de literatura em língua estrangeira, e estabeleceu também alguns pontos
de contato com o ensino de literatura
também em língua materna.
Em seguida a dupla de PIBIDEnglishers,
Thaisa Bohajenko e Eliandre Boaventura,
falaram sobre a importância da prática exploratória na formação inicial.
Discutiram também sobre a inserção dessa prática como um instrumento de
reflexão da construção identitária, e consequente valorização e aperfeiçoamento
na formação de professor de língua inglesa.
Por último a Pibidiana de Espanhol,
Graziela Borsato discutiu sobre o método indutivo para o ensino de gramática
nas aulas de língua de acordo com a teoria dos gêneros textuais/discursivos.
Esta teoria foi aplicada em turmas de ensino médio em um colégio estadual de
Ponta Grossa. Foi aplicado questionários sobre a aceitação desse método e a
Graziela apresentou resultados dessa análise por meio de gráficos. Ela
demonstrou que no trabalho com o metódo indutivo o aluno será levado a atentar
ao uso da gramática nos textos.
O CIEL 2013 foi um evento que promoveu a troca
de experiências em várias linhas do conhecimento e o GT “Línguas/Literaturas
Estrangeiras: formação de professores (Identidade docente) e processos de
ensino-aprendizagem”, do qual o PIBID Inglês da UEPG pode enriquecer com a
discussão de três trabalhos, proporcionou a apresentação de técnicas e
metódos diversificados buscando a melhoria do ensino da língua estrangeira,
como também a reflexão sobre a construção
e conscientização da construção da identidade profissional do professor de
línguas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário