segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



Acadêmicos e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram nesta sexta-feira (16), no pavilhão didático de Educação Física, no Campus de Uvaranas, do encerramento e avaliação das atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2011. O Programa envolve 133 pessoas, entre acadêmicos das licenciaturas, coordenadores, supervisores, e 2.680 alunos da rede pública estadual de ensino.

Através de atividades recreativas, os alunos discutiram questões como a importância do PIBID na sua vida acadêmica, pontos positivos e negativos, ações necessárias para melhorar e contribuição para o programa.
A pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, coordenadora de gestão do programa, explica que “este é o momento de reflexão sobre as ações do PIBID neste semestre, de socialização das experiências dos diferentes subprojetos”. Maria Odete Vieira Tenreiro, coordenadora institucional do programa observa que “nesses primeiros seis meses de trabalho, é importante avaliar as falas dos grupos que irão nos ajudar a redimensionar nosso trabalho”.
Carla Silvia Pimentel, coordenadora do subprojeto em Geografia, considera esse momento importando pela oportunidade de avaliação da vivência dos alunos no PIBID. “As atividades possibilitam que eles expressem as experiências e o aprendizado que tiveram neste semestre de trabalho”.

O Programa tem a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Em 2009,a UEPG participou pela primeira vez do edital PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com seis licenciaturas. Nas ações desenvolvidas os licenciados conheceram o funcionamento, as condições e metodologias de ensino utilizadas nas escolas, a organização da escola e o trabalho do professor através de visitas exploratórias às dependências e setores da escola, aplicações de questionários e entrevistas com funcionários e diretores, participações em reuniões da escola (pais e mestres, pedagógicas).

Em 2011, dez licenciaturas integram o programa: Licenciatura em Letras-Espanhol, Francês, Inglês, Educação Física, Artes Visuais, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física. As atividades são desenvolvidas nos colégio estaduais Professor Júlio Teodorico; Professora Linda Salamuni Bacila, Professor José Gomes do Amaral, Professor Eugênio Malanski, Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, Nossa Senhora da Glória, Professor Meneleu de Almeida Torres, Padre Carlos Zelesny, José Elias da Rocha e General Osório.

Os subprojetos do PIBID envolve os professores Maria Odete Vieira Tenreiro (Departamento de Educação) coordenadora institucional; Graciete Tozetto Góes (Prograd) coordenadora de gestão; Carla Silvia Pimentel (Departamento de Métodos) projeto em Geografia; Jeremias Borges (Departamento Física) projeto em Física; José Maria Maciel (Departamento de Química) projeto em Química; Lígia Paula Couto (Departamento de Métodos e Técnicas)projeto em Espanhol; Marcela Teixeira Godoy (Departamento de Métodos e Técnicas) projeto em licenciatura em Ciências Biológicas; Miguel Arcanjo de Freitas (departamento de Educação Física) projeto em Educação Física; Nelson Silva Jr.(Departamento de Artes) projeto em Artes Visuais; Silvana Moura Batista de Carvalho (Departamento de Métodos) projeto em História; Thaísa Andrade Jamoussi (Departamento de Métodos) projeto em Letras.

por Mari Cleia Aparecida de Andrade




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