terça-feira, 27 de março de 2012

Workshop "Vida e condição do trabalho docente"

Participação do PIBID - UEPG no
Workshop "Vida e condição do trabalho docente" , Teatro da Reitoria da UFPR no dia 24 de março de 2012.

No sábado dia 24 de março foi realizado em Curitiba um workshop cujo tema,Vida e condição do trabalho docente, reuniu bolsistas do PIBID da UFPR, UEPG e UTFPR. A Universidade Estadual de Ponta Grossa foi representada pelas professoras Maria Odete Vieira Tenreiro, Coordenadora Institucional do PIBID e pela Pró-Reitora de Graduação da UEPG, Graciete Tozetto Góes. O PIBID Inglês foi representado pela coordenadora, Thaisa de Andrade Jamoussi, pela professora supervisora Mara Lucia Serpa e pelos bolsistas Bruna do Carmo, Suelen Hneda, Marcelo Rosa e Michele Azevedo. Além dos bolsistas do PIBID Inglês da UEPG, participaram do evento PIBIDIanos de História, Letras Espanhol e Letras Francês, Química, Física, História, Biologia, Geografia, Artes e Educação Física. As professoras Maria Odete e Graciete participaram da primeira mesa do dia e ressaltaram a importância do trabalho que está sendo realizado pelo PIBID em Ponta Grossa. No encontro foram apresentados os documentários produzidos pelos alunos bolsistas do PIBID da UFPR. O tema dos vídeos era "Vida e condição de trabalho docente". Em alguns trabalhos os bolsistas do PIBID UFPR contaram com a colaboração dos estudantes do curso de Comunicação Social, principalmente nas questões técnicas. Os documentários produzidos pelos acadêmicos foram muito bem elaborados e levantaram reflexões pertinentes, como o por quê da escolha da profissão de professor, as dificuldades existentes em nossa profissão e como os profissionais podem superar esses obstáculos. Também vimos exemplos de como um bom professor é importante na vida de uma pessoa como formador de opinião e de valores, através de sua conduta, o dia a dia de um estudante de licenciatura e sua relação com seus alunos. A imagem do professor perante a sociedade também foi tema abordado nos documentários. As lembranças que todos temos sobre algum professor também foram temas citados.
Ao final de cada sequência de vídeos era formada uma mesa de debates para que os produtores dos documentários relatassem sua experiência na confecção dos vídeos, respondessem questões sobre o tema abordado e sanassem dúvidas dos participantes.
O evento foi muito produtivo e serviu como base para que possamos sempre avaliar nosso desempenho como professores em formação, nossas expectativas e a realidade que já vivenciamos como pibidianos.
Texto de Marcelo Rosa - PIBID Inglês da UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário