domingo, 21 de outubro de 2012

Aulas com atividades de Listening

No mês de setembro, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês tiveram a oportunidade de preparar e dar uma aula de 'listening' no Colégio Júlio Teodorico.

Para a preparação e elaboração de cada plano de aula, nós bolsistas fizemos várias pesquisas, e realizamos algumas discussões em nossas reuniões para termos um embasamento teórico, e estarmos preparados para ministrar nossas aulas. Como nosso grupo faz observações em diferentes séries, cada bolsista preparou sua aula de acordo com o nível dos seus alunos.

Após todo o processo de elaboração, nós bolsistas fomos à sala de aula colocar em prática o que havíamos preparado. Vale lembrar que dois dos bolsistas nunca haviam tido experiência frente à sala de aula, e estavam entrando pela primeira vez em suas salas como professores.

Cada bolsista entrou em sala de aula preparado para dar sua aula. Cada um enfrentou suas dificuldades, alguns mais do que outros, e ficou evidente que todo preparo é pouco. Mesmo com toda a preparação da aula, o professor tem que levar em conta problemas que podem ocorrer, uma dessas dificuldades foi com o aparelho de som da escola, que parou de funcionar. Por isso a importância de sempre ter um 'Plano B', pois ele pode nos salvar de situações 'inesperadas'.

Apesar das dificuldades, a maioria dos bolsistas conseguiram dar suas aulas de acordo com o que haviam planejado. Trabalhar com Listening é algo que se torna muito prazeroso, pois os alunos se interessam mais, e tornam a interação na sala de aula muito mais fácil, natural, deixando de ser algo forçado pelo professor. 

Para concluir, tenho certeza que todos pudemos retirar grande experiência disso tudo, nos deixando cada vez mais convictos de que é essa profissão a qual queremos exercer. A cada experiência vivida em sala de aula nos mostra que estamos no caminho certo, que somos capazes disso e muito mais.

Texto: Maycon Don

Nenhum comentário:

Postar um comentário