domingo, 31 de março de 2013

I Encontro dos Subprojetos PIBID Letras Português/Inglês UNICENTRO/UEPG


No dia 22/03/13, nós PIBDENGLISHERS, juntamente com a coordenadora Thaisa  de Andrade Jamoussi e as professoras supervisoras Mara Serpa e Silvana Duck, participamos de um encontro na Unicentro - Irati com os PIBIDIANOS dos campus de Irati e de Guarapuava.
Neste encontro, conhecemos os aspectos essenciais de cada PIBID. Tivemos apresentações das coordenadoras de cada grupo: Thaisa de Andrade Jamoussi, UEPG; Lidia Stutz, UNICENTRO Guarapuava; Ruth Buffa, UNICENTRO Irati.

Cada grupo apresentou seus objetivos em relação ao subprojeto, o que nos possibilitou avaliar que, em geral, todos têm a mesma finalidade, qual seja: Valorizar e incentivar o ingresso do acadêmico em sua carreira docente, promovendo uma melhor qualidade na formação profissional acadêmica, e claro, estimular o aprendizado contínuo da Língua Inglesa.
Foi possível perceber as semelhanças e diferenças de cada subprojeto, o que foi uma experiência muito interessante.

Encerramos com apresentações dos PIBIDIANOS, que apresentaram trabalhos realizados dentro e fora da sala de aula nas escolas parceiras dos 3 subprojetos. Além disso, compartilhamos experiências, conhecimentos e materiais.
O encontro pode ser considerada como o  “início de sociedade”, onde cada PIBID Inglês colaborou com o que apresenta de diferente para ajudar os subprojetos de Língua Inglesa como um todo a crescer.

Para mim, nova PIBIDIANA, foi um momento reflexivo e esclarecedor sobre o que é realmente o PIBID e despertou mais o meu interesse pelo subprojeto, assim como, despertou também nos demais novos PIBIDENGLISHERS.


Roseane

Inglês sem Fronteiras - Curso de inglês pela Capes


A Capes – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior está oferecendo curso de inglês gratuito. O curso está sendo ofertado para estudantes das universidades públicas e para alunos que a partir de 2009 tenham pontuado acima de 600 no ENEM. Essa é uma oportunidade para quem deseja aprender inglês de qualidade e sem custos, uma vez que a Capes disponibiliza o material didático. O curso é online por meio da plataforma My English Online, tem cinco níveis de aprendizado e ao final de cada nível o aluno fará um teste de progresso. O Inglês sem Fronteiras terá prova de proficiência pela Toefl a fim de verificar o nível de inglês dos alunos.

A partir dessa iniciativa a Capes pretende expandir o programa Capes/Fullbright que tem um programa chamado English Teaching Assistantships -  ETA. Esse programa contará com 200 professores de diferentes partes dos Estados Unidos para acompanhar equipes dos módulos presenciais de ensino de inglês nas universidades federais. 



Louisy

Box of chocolates


O blog Box Of Chocolates criado pela professora Cecilia Lemos é um site voltado para professores e professores em formação, com o objetivo de ajudar, esclarecer dúvidas, propor atividades e gerar reflexões.

Com mais de dois anos na ativa, o blog carrega um material de extrema importância, partindo de exemplos de atividades produzidas pela professora Cecilia Lemos, até textos reflexivos voltados a questão do ensino de linguás, disciplina e diversidade.

São mais de onze categorias de postagens, entrevistas, trabalhos realizados, exemplos de docência e muito mais.

Para aqueles que se interessam pelo ensino da linguá estrangeira e estão dispostos a entender problemas e compartilhar opiniões, o site Box Of Chocolate é mais do que útil.

Endereço:


Felipe Teodoro da Silva.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Apresentação do Sub-Projeto PIBID para os Calouros UEPG 2013


No dia 21/02/2013, os Pibidianos do Subprojeto Inglês (Eliandre, Felipe, Mônica e Thaisa), juntamente com a professora Supervisora Silvana Duck participamos de uma apresentação do projeto PIBID para os calouros do curso de Letras, na sala B 215 às 19 horas.

Todos os subprojetos, relataram suas experiências, esclareceram dúvidas a respeito das inscrições para o projeto, dos requisitos necessários para a participação e da possibilidade de participarem como voluntários no projeto, já que muitos possuem vínculo empregatício. Os calouros foram informados também a respeito das vagas abertas para a participação de novos bolsistas, sendo seis vagas abertas em nosso subprojeto.
Acredito que ações como esta são muito importantes, pois beneficiam os alunos que estão iniciando seus estudos em nossa universidade e permitem um contato entre calouros e veteranos.

Para nós que já participamos do projeto é um momento de reflexão, já que comentamos sobre o que fazemos na escola, como procedemos em nossas reuniões e falamos a respeito dos eventos e viagens que participamos. Ilustramos a apresentação do nosso Subprojeto Inglês, com pôsteres utilizados em eventos, o que causou grande interesse nos novos alunos, pois tiveram uma visualização do nosso trabalho.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Semana Pedagógica ~ Guilherme

     De 4 a 8 de fevereiro ocorreu a semana pedagógica no Colégio Júlio Teodorico, com a participação do PIBID/Inglês em três dos cinco dias. O dia de minha participação foi na terça, 5/2, na parte da manhã.

     A organização pedagógica de um ano letivo é algo complexo e depende da discussão e reflexão sobre diversos temas. No que diz respeito aos professores seria inocente imaginar que há consenso entre eles sobre todos os temas abordados. O assunto dominante nesta manhã foi reprovação e o desempenho do colégio nos indicadores de educação.

     O diretor Sr. Josmael mostrou-se eloquente quanto às normas e impetuoso quanto aos dados. Exigia uma maior impecabilidade no trabalho em sala, apontando “erros” sobre os quais os professores devem refletir e buscar formas de evitá-los. Enquanto isso, os professores apresentavam opiniões divergentes, podendo-se concluir que, muitas vezes, grupos se dividem. Em breves contatos com professores, percebi que atritos podem ocorrer entre o corpo docente de uma escola.

     Por fim, a participação foi importantíssima para o PIBID, uma vez que pudemos participar da preparação e organização de um ano letivo.

 Guilherme Luz

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Participação da Semana Pedagógica ~ Eliandre Boaventura

        Participei do primeiro dia da semana pedagógica, juntamente com todos os professores e funcionários do colégio Júlio Teodorico, no dia quatro de fevereiro de dois mil e treze, às treze e trinta minutos.

        A reunião teve início com vídeos sobre a segurança dos alunos e dos professores dentro e fora do ambiente escolar e também os direitos e deveres dos alunos e professores. Também assistimos a um vídeo, apresentado pelo especialista em educação Renato Casagrande, abordando a educação no Brasil, os problemas enfrentados nos dias atuais. Em seguida, os professores discutiram os temas abordados nos vídeos, relacionando-os com a realidade da escola em que trabalham.

        A pedagoga iniciou a leitura e discussão do texto: O desenvolvimento da cultura do planejamento na escola e a qualidade de ensino: Subsídios para a prática pedagógica, organizado pela equipe do Departamento de Educação do Estado Paraná . Ao final os professores se reuniram para responder seis questões apresentadas pelo Departamento de Educação do Estado do Paraná, cujas perguntas e respostas estão disponíveis no portal dia a dia (http://www.diaadia.pr.gov.br/index.php).

       Com essa oportunidade, pude reforçar o que já havia estudado e discutido na universidade e no PIBID. Também, ouvi a opinião dos professores e equipe pedagógica sobre as novidades na educação para 2013. O que mais chamou minha atenção, foi o momento em que os professores e funcionários se reuniram para responder as perguntas enviadas pelo Departamento de Educação do Estado do Paraná, pois as perguntas eram referentes a vida social dos alunos, assim eu pude conhecer um pouco mais dos alunos que frequentam a escola em que o PIBID está presente, o que facilitará o preparo das futuras atividades.

Eliandre Boaventura

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Semana de Planejamento e Atualização Didática

    A Semana de Planejamento e Atualização Didática oferecida pela UEPG tem como objetivo discutir temas relacionados ao Ensino Superior, oferecendo assistência aos Docentes através de palestras ou encontros que possibilitam a reflexão e atualização sobre tais temas.

   No dia 5 de fevereiro de 2013 participei juntamente com a coordenadora Thaisa da palestra “Os desafios da Mobilidade Internacional” realizada no Auditório da reitoria da UEPG, e ministrada pela professora doutora Luciane Stallivieri.

   A palestrante falou principalmente da importância na carreira de um aluno que aprimora seu currículo com experiências internacionais, além de nos trazer a realidade que esse aluno se depara ao chegar em outro país. Com grande experiência no assunto, a professora preocupou-se em mostrar os caminhos para solucionar problemas que podem ocorrer nessa vivência em outros países tanto para o aluno como para o professor, como por exemplo, a adaptação ao novo, ou a questão da documentação, precações tomadas antes da viagem são de extrema importância nesses casos.

   Stallivieri deu ênfase à pró-atividade por parte desses alunos e professores que querem obter êxito ao irem estudar no exterior, destacando os problemas que podem ser evitados por conta disso.

Suelen Hneda