segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RESUMO ÚLTIMAS REUNIÕES E FIM DE 2012

O subprojeto PIBID inglês, concluiu suas reuniões no dia 30 de novembro.

Nos meses de outro e novembro, cinco reuniões foram realizadas. A primeira delas no dia cinco de outubro. Onde a bolsista Suelen apresentou um texto sobre expressões, ditados e gírias, encontrado na revista Nova Escola, que teve como consequência uma discussão em torno do assunto “linguagem adequada e inadequada” e expressões.

Na sequencia das atividades foram discutidas e apresentadas soluções e opções de trabalho para as aulas de gramática que seriam ministradas pelos bolsistas no Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico. E para completar essa reunião tivemos a presença do professor Samuel, que nos contou sua trajetória até ser professor, seus momentos de dificuldade e suas conquistas. O professor teve sua fala ao redor do tema “Ser professor hoje”, e nos deu incentivo a continuar nessa carreira. A presença do professor Samuel em nossa reunião foi bastante significativa, pois ele nos trouxe a realidade das escolas de hoje conciliando com sua experiência, e nos mostrou que com determinação tudo é possível.

No dia 19 de outubro foi realizada outra reunião, na qual os alunos Guilherme e Thaisa apresentaram um trabalho relacionando o ensino de Metáforas com o Inglês nas instituições particulares. Depois foi feita uma organização das últimas atividades do ano e um relato de bolsista Eliandre sobre a reunião de entrega de boletim no colégio que acompanhamos. A reunião terminou com a celebração para o Dia do Professor.

A reunião do dia 09 de Novembro de 2012 marcou a entrada de um novo membro para equipe, o acadêmico Ramon. Sendo assim, bolsistas e professores fizeram uma apresentação do projeto para o novo membro.

A próxima reunião do grupo será no dia 16 de Novembro ás 9h00. Sobre a viagem a São Paulo, foram esclarecidas as questões de verba e hospedagem, assim como os pontos a serem visitados. Foi discutido e acertado todas as medidas que iriam ser tomadas para a reunião que o subprojeto realizaria para São Paulo e também ocorreu a entrega das provas das professoras, feitas pelos bolsistas. A reunião terminou com o trabalho sobre “Livro Didático Público e “Discurso da Negritude"" realizada pela Professora Rita de Cássia.

Na reunião do dia 23 de novembro, foram decididos que trabalhos seriam apresentados no evento de fechamento PIBID no dia 14 de dezembro, assim como comentários sobre as aulas de leituras realizadas na escola. Cada bolsista resumiu o que havia aprendido com a aula e o que mais gostou nela.

Os três últimos momentos de grande importância do subprojeto inglês em 2012 foram: a visita à feira de ciências que ocorreu no Colégio Estadual Júlio Teodorico, o passeio cultural para São Paulo e a apresentação das atividades no último encontro PIBID do ano, realizado no Campus de Uvaranas no dia 14 de dezembro.

Texto: Felipe Teodoro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Post do texto "ESL Teachers Beware: Are You Making These Mistakes in Class?"


Artigo escrito pela Professora Cláudia Pesce, que ministra aulas de línguas estrangeiras há mais de 20 anos para alunos de todos os níveis. Atualmente ela trabalha na Argentina. O texto é resultado de uma pesquisa na qual a autora tenta reunir os seis "erros" mais cometidos pelos professores de língua inglesa.

Os "erros" são os seguintes:
1 - Perder tempo com assuntos que não acrescentam nada ao ensino/aprendizagem.
2 - Completar sentenças no lugar dos alunos, tirando a oportunidade dos estudantes de refletir e pensar sobre a estrutura da língua.
3 - O professor perguntar para os alunos: “Vocês entenderam?" Em vez de tomar atitude e conferir se seu próprio trabalho está fazendo efeito.
4 - Ecoar as respostas dos alunos.
5 - Não conferir se os alunos entenderam as instruções.
6 - Passar instruções confusas.

A leitura do artigo fez com que eu refletisse sobre minhas atitudes dentro da sala de aula, como professor. Algumas coisas que achamos necessárias fazer nas aulas de língua inglesa, muitas vezes acabam não fazendo sentido se não realizarmos de maneira correta. Depois da leitura deste texto, tenho certeza que eu e os demais pibidianos, pensaremos duas vezes antes de cometer um desses "erros". Vale lembrar que as atitudes analisadas no texto não são exatamente erros, mas coisas que o professor às vezes faz sem querer e que pode tomar tempo da aula, ou não influenciar de forma positiva o processo de ensino/aprendizagem.

Texto: Felipe Teodoro

Encerramento - Dia 14 de Dezembro


       A mostra de trabalhos realizada no dia 14 de dezembro pelo PIBID/UEPG, proporcionou mais um encontro entre PIBIDIANOS, e o encerramento de mais um ano de muitos trabalhos. Divididas as salas entre as licenciaturas, os acadêmicos puderam apresentar ideias e expor suas produções: jogos, brincadeiras, planejamentos, experiências, relatos de viagens etc.

        Com a presença do stand up comedian a descontração por meio de uma conversa repleta de música trouxe ao encontro a sensação de que estamos, aos poucos, construindo o nosso caminho, aprendendo com a escola, com os alunos, professores e com o tempo. Percebemos, diariamente, que além de todo o esforço, o pensamento positivo atrai, sim, bons resultados. E é dessa forma, que concluímos 2012, e esperamos, pensando positivamente, que 2013 seja ainda melhor!

 Texto: Michele Azevedo

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aulas de Leitura


No mês de novembro, todos os bolsistas do subprojeto de Inglês prepararam e ministraram as últimas aulas do ano de 2012, no Colégio Júlio Teodorico. Para essas aulas foi decidido que trabalharíamos com estratégias de leitura.

Como de costume, antes de irmos às salas de aulas, fizemos muitas pesquisas e leituras, para que estivéssemos preparados para planejar nossas aulas, e ministrá-las com sucesso.

Após a preparação das aulas, fomos ao colégio aplicar nossos planos. Nesse momento ressalto a importância da experiência que estamos adquirindo, pois como já não eram nossas primeiras vezes frente às turmas, estávamos muito mais seguros e confiantes, o que só contribuiu para o sucesso das aulas.

Cada bolsista preparou sua aula de diversas maneiras, alguns utilizaram o gênero conto, outro fábula, também com letras de música, entre outros; e todos com o foco nas estratégias de leitura.

Nas aulas apresentadas, o único obstáculo lembrado pelos bolsistas foi a preocupação em fazer com que os alunos continuassem interessados pela matéria, Como já estávamos no final do ano letivo, vários alunos já haviam alcançado a média para aprovação. Assim, alguns alunos só estavam “marcando presença em sala de aula”, e a dispersão foi maior. Cada bolsista lidou com a situação de uma maneira para que os alunos participassem e se interessarem mais pelas aulas.

Dessa maneira concluímos nossas atividades de 2012 no Colégio Júlio Teodorico, com a certeza que fizemos nosso melhor, e estamos cada vez mais preparados para enfrentar o dia-a-dia da sala aula, superando as dificuldades e proporcionando um melhor aprendizado para os alunos.

Texto: Maycon Don

Science Fair ~ Júlio Teodorico


No dia 13 de novembro, penúltima quinta-feira do mês ocorreu a Feira de Ciências do Colégio Estadual Júlio Teodorico, ou Science Fair, segundo a disciplina lecionada pelos docentes organizadores do evento em questão. Não deixemos de abusar dos superlativos, pois a feira foi vastíssima.  Além da presença dos professores e alunos da instituição, participaram também os pais, entre outros convidados e o grupo do PIBID Inglês.

Pôde-se perceber um esforço coletivo na organização; os educandos, visivelmente entusiasmados e envolvidos, demonstravam este brio nos belíssimos trabalhos da mostra. Os projetos, em sua maior parte, envolviam conteúdos estudados nestes últimos meses letivos; a geografia, justaposta aos saberes biológicos, mostrava-se em maquetes, muito bem elaboradas, trazendo representações dos prolixos relevos às louçanias do corpo humano. Alguns projetos apresentavam reações químicas – como o hilário “Sangue do Diabo”- e propulsões, funcionamento de motores, trazendo o interesse dos aprendizes nas exatidões físicas.
Para finalizar, a Feira foi um sucesso. Certamente é um evento que precisa se repetir, pois o próximo ano só aperfeiçoará estas tão necessárias práticas no ambiente escolar. Pura generosidade do tempo!

 ...dá-se-lhe um punhado de lodo, ele o restitui em diamantes; quando menos, em cascalho.

Texto: Guilherme Luz

domingo, 16 de dezembro de 2012

Viagem ~ São Paulo


               De 08 a 10 de dezembro de 2012, os subprojetos PIBID Inglês, Francês e Espanhol da UEPG, estiveram na cidade de São Paulo, SP para um fim de semana que incluiu passeios culturais e também para comemorar o fim do ano letivo.
            Os bolsistas e professores visitaram o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Masp,  a Pinacoteca, o Teatro Municipal, a Praça e Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Parque do Ibirapuera e o Museu Afro. Alguns pibidianos finalizaram os 3 dias de atividades conhecendo a Galeria do Rock, a rua 25 de março. Outros ainda tiveram a oportunidade de saborear o famoso pastel de bacalhau no Mercado Municipal.
            No início do passeio alguns bolsistas estavam um pouco inseguros, mas em pouco tempo se acostumaram com a vida paulistana, principalmente nos momentos de andar de metrô!!!
            A viagem fundamental para a troca de experiências e união entre os bolsistas das diferentes línguas, além da troca de cultura e aprendizagem de novos vocabulários nas diferentes línguas. Os turistas presentes no hostel e nos pontos turísticos visitados possibilitaram uma oportunidade para praticarmos as diferentes línguas estrangeiras estudadas no curso de Letras da UEPG em contextos reais de comunicação.
Texto: Eliandre Boaventura

sábado, 15 de dezembro de 2012

Aulas de Gramática

No mês de outubro, tivemos a oportunidade de preparar e dar aulas de gramática no Colégio Júlio Teodorico.

Fizemos muitas pesquisas e leituras para que estivéssemos preparados para planejar e ministrar as aulas com sucesso.

Após os estudos, nós bolsistas fomos às salas de aulas para aplicar nossos planos. Cada bolsista com seus receios, pois sabemos das nossas dificuldades, mas cada um preparou-se para superá-las.

Em nossas aulas, seguimos um planejamento que ao longo de semanas fomos reescrevendo, para que estivéssemos melhores preparados possíveis. Mas existem sempre alguns detalhes, que não há como prever, como por exemplo, o tempo que os alunos levarão para realizar uma atividade, ou até mesmo a colaboração dos alunos naquela determinada aula. E por isso a importância de ter sempre “algo a mais” preparado.

Durante as aulas, encontramos dificuldades, algumas que com um empenho dos bolsistas foram superadas facilmente, como a desatenção dos alunos que em ‘aulas de gramática’ costuma-se ser maior, mas com as estratégias adequadas, superar essa dificuldade não foi tão complicado. Outra dificuldade encontrada pelos bolsistas foi a falta de tempo para aplicar todas as atividades preparadas, e isso, como já foi citado anteriormente deve-se ao fato de que não podemos prever tudo o que vai acontecer durante as aulas, pois depende da colaboração/interação dos alunos naquela determinada aula.     

Para demonstrar algumas das inquietações que tivemos ao planejar as aulas, cito um trecho do relato da bolsista Michele, que deu aula para uma turma do 3° ano do E.M, e como ela superou essas dificuldades:

...”É uma turma um tanto complicada, uma mistura de interessados porque querem prestar vestibular, interessados porque querem aprender a língua inglesa, desinteressados porque já trabalham e precisam apenas do diploma, desinteressados e repetentes porque não tem expectativas para o futuro, não se importam com o amanhã, desinteressados porque sabem que não precisam se esforçar tanto para passar de ano. Triste, mas é a realidade, e não apenas dessa turma. Pensando nisso, planejei uma aula em que eu pudesse motivá-los, instigá-los a responder, conversar comigo, criticar, opinar.”

No entanto, experiência vivenciada por nós bolsistas foi muito mais marcante que as dificuldades que tivemos. Temos certeza que tivemos muito mais pontos positivos durante a execução das aulas, e isso só nos deixa mais orgulhosos de nós mesmos, pois sabemos que cada experiência nova contribui para futuramente assumirmos nossas próprias turmas.

Texto: Maycon Don